Rio de Janeiro, 19 de Agosto de 2026

Celular pré-pago deve ser cadastrado até sábado

Sábado, 11 de Outubro de 2003 às 18:40, por: CdB

Quem usa celular pré-pago tem até o dia 18 de outubro para cadastrar o aparelho. Dos 30 milhões de usuários, apenas 60% já procuraram as operadoras. Quem não fizer o cadastro pode ser multado em até R$ 50,00 e ter o celular bloqueado.

Uma lei federal exige que os donos de celulares pré-pagos sejam identificados e também informem às operadoras se o aparelho for roubado ou vendido. O cadastro poderá ser usado eventualmente pela polícia, pelo Ministério Público e pelo Poder Judiciário em investigações de crimes.

As operadoras e a Anatel, a agência de telecomunicação, são obrigadas a fazer uma campanha de divulgação da lei. Mas a dona-de-casa Elizabete Lima, que comprou um celular pré-pago para tentar controlar os gastos com telefone, ainda não foi informada sobre o cadastro.

- Ninguém me avisou, ninguém passou mensagem. Eu fiquei sabendo pela imprensa - disse Elizabete.

Segundo um levantamento da Anatel, doze milhões de usuários ainda têm de ser cadastrados.

A Anatel pediu ao Ministério das Comunicações mais 90 dias de prazo para concluir o cadastramento. O Ministério ainda não respondeu se vai prorrogar o prazo.

Tags:
Edições digital e impressa