Rio de Janeiro, 21 de Fevereiro de 2026

Célula-tronco pode ser maléfica para o câncer de mama

Um estudo de especialistas americanos revela que algumas células-tronco extraídas da medula óssea de pacientes adultos propiciam o desenvolvimento e a metástase (espalhamento) do câncer de mama. O estudo foi publicado no último número da revista científica britânica Nature. (Leia Mais)

Sábado, 06 de Outubro de 2007 às 09:39, por: CdB

Um estudo de especialistas americanos revela que algumas células-tronco extraídas da medula óssea de pacientes adultos propiciam o desenvolvimento e a metástase (espalhamento) do câncer de mama. O estudo foi publicado no último número da revista científica britânica Nature.

Para os cientistas, as células-tronco estão longe de representar uma prática beneficente para as pessoas afetadas por câncer de mama e que o fato de que células-tronco da medula óssea entrem em contato com as células já danificadas pelo tumor é prejudicial para o paciente.

Os cientistas do Instituto de Pesquisa Biomédica Whitehead de Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos, se referem às células-tronco mesenquimais, muito utilizadas em tratamentos regenerativos experimentais.

O texto diz que “em nosso estudo demonstramos que, quando as células-tronco mesenquimais derivadas da medula óssea se misturam com outras células de carcinoma [câncer] de seio em processo de metástase, o potencial de metástase do tumor aumenta".

Segundo os pesquisadores, as células danificadas do tumor, ao se misturarem com essas novas, estimulam a secreção da CCL5, uma proteína que ajuda as células cancerígenas a atravessar vasos sangüíneos e encontrar novos lugares onde se alojar.

No entanto, os especialistas não esquecem as propriedades beneficentes das células-tronco mesenquimais, que "contribuem para a manutenção e regeneração de uma grande variedade de tecidos conjuntivos, entre eles os adiposos e os musculares".

Embora residam majoritariamente na medula óssea, as células mesenquimais também são encontradas espalhadas por outros tipos de tecidos, onde servem como fonte latente de células-tronco.

Tags:
Edições digital e impressa