Cerca de 900 cédulas e moedas antigas do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP), também conhecido como Museu do Ipiranga ou da Independência, foram furtadas da instituição na última segunda-feira. A informação, entretanto, só foi divulgada nesta quinta-feira pelo museu.
As cédulas e moedas faziam parte da Coleção Histórica de Dinheiro Nacional, Coleção de Vales Particulares e Coleção de Notgeld (dinheiro de emergência alemão e austríaco emitido em períodos de guerra). O acervo do Museu Paulista é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A ocorrência foi registrada no 17o Distrito Policial do Ipiranga, em São Paulo, que instaurou investigação. A USP instaurou também processo de sindicância administrativa.
Em nota distribuída à imprensa, a diretora em exercício do Museu Paulista, Heloisa Barbuy, disse que “a divulgação na imprensa visa a dar conhecimento público do ocorrido, bem como ampliar as possibilidades de obtenção de informações, de recuperação do patrimônio em questão e coibir eventual comércio ilícito desse acervo público”.
Cédulas e moedas antigas são furtadas do Museu do Ipiranga
Quinta, 09 de Agosto de 2007 às 18:13, por: CdB