A Cedae (Companhia Estadual de Água e Esgoto) receberá R$ 460 milhões, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para investir no projeto do Guandu II, que duplicará a central de captação e tratamento da água distribuída para a capital e parte da Baixada Fluminense. Já na Região Metropolitana vão ser aplicados cerca de R$ 200 milhões em obras de saneamento básico.
— Com isso, haverá uma maior capacidade de distribuição de água para a Baixada, permitindo uma cobertura de atendimento em todos municípios. Foram quatro meses de intensas negociações com o governo federal. Pela primeira vez, a Cedae receberá uma verba dessa natureza e, em tempo recorde, conseguiremos produzir projetos tecnicamente, economicamente e ambientalmente viáveis —, disse o presidente da companhia Wagner Victer.
A Cedae também pretende implantar, em breve, projetos para solucionar problemas de enchentes e melhorar o saneamento na Região Metropolitana. Além disso, serão negociados empréstimos junto à Caixa Econômica Federal, que serão aplicados em obras como o novo Guandu, que terá a sua capacidade ampliada em 30% e garantirá maior flexibilidade de operação.
Rio de Janeiro, 03 de Fevereiro de 2026
Edições digital e impressa