Rio de Janeiro, 08 de Setembro de 2026

Cedae inicia manutenção preventiva do Guandu

A Cedae informou que em razão da paralisação da operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu para manutenção preventiva, nesta quarta-feira, está recomendando que os moradores da cidade do Rio e da Baixada Fluminense economizem água.

Quarta, 19 de Novembro de 2014 às 11:45, por: CdB
cedae.jpg
A Cedae montou esquema especial para atender hospitais e outros órgãos de atendimento essencial com carros-pipa no período em que a estação estiver inoperante
A Cedae informou que em razão da paralisação da operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu para manutenção preventiva, nesta quarta-feira, está recomendando que os moradores da cidade do Rio e da Baixada Fluminense economizem água. Com a manutenção preventiva do Guandu, e Cedae vai interligar a primeira etapa da nova adutora que integra o projeto de aumento de oferta de água para a Barra e Jacarepaguá. Este serviço exigiria uma nova paralisação durante o verão. Portanto, a manutenção preventiva do Guandu que estava marcada para esta terça, foi realizada nesta quarta-feira. Técnicos da Cedae fizeram uma vistoria minuciosa nos reservatórios e canais de água filtrada da estação de tratamento e nas adutoras e elevatórias que compõem o sistema do Guandu. O trabalho envolveu cerca de três mil pessoas em diversos pontos da região metropolitana. A parada do sistema Guandu para manutenção preventiva é uma ação de engenharia voltada à realização de serviços que permitem a Estação a trabalhar com melhor desempenho e confiabilidade no período do verão e executar simultaneamente centenas de serviços de manutenção preventiva, corretiva e melhorias em sistemas de distribuição e adução em toda região metropolitana, além de ser uma operação planejada há meses. O abastecimento de água começará a ser normalizado logo após o religamento do sistema, mas em algumas áreas isoladas (pontas de sistema) e regiões mais altas, o fornecimento de água poderá levar até 72 horas após a conclusão dos trabalhos para ser totalmente restabelecido. A Cedae montou esquema especial para atender hospitais e outros órgãos de atendimento essencial com carros-pipa no período em que a estação estiver inoperante. Construída em 1955, a ETA Guandu teve suas obras concluídas em 1963. A estação, a maior em volume de água tratada do mundo, conforme registro no Guinness Book, o livro dos recordes, trata 43 mil litros de água por segundo.  
Tags:
Edições digital e impressa