O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira que o caso envolvendo o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), não pode ficar "a vida inteira dependendo dos discursos políticos".
— Penso que o Senado, em algum momento, vai tomar uma decisão. Esse caso não pode ficar a vida inteira dependendo dos discursos políticos. Em algum momento vai ter que decidir —, disse.
— Ou o Senado julga ou a Polícia Federal investiga ou a Suprema Corte [Supremo Tribunal Federal] julga, porque tudo tem um começo, meio e fim. Acho que está chegando a hora de ter um fim, à medida que se faça as investigações completas —, completou.
Lula ponderou que, no caso da investigação no Conselho de Ética do Senado, cabe ao Congresso Nacional determinar esse tempo.
— Quem sou eu para determinar qual o tempo que o Congresso terá para decidir? O máximo que faço é decidir minha agenda e as coisas no Executivo —, disse.
O presidente informou ter recebido um telefonema do ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, que o informou sobre as votações ocorridas na terça-feira no Senado.
— Recebi um telefonema ontem, às 23 horas, do ministro Walfrido, me contando que o Congresso tinha votado todas as coisas que tinham importância dentro do Senado. Eu liguei para o Renan para dar os parabéns a ele. Então ele me contou que o processo estava em andamento na Suprema Corte —, disse.
Questionado se o presidente do Senado tem o apoio presidencial, Lula disse que todos os brasileiros o tem, já que todos são inocentes até que provem o contrário. E acrescentou estar "contente" com o Congresso.
—Já estou com quase cinco anos de mandato e sou o único presidente da República que nunca fiz queixa do Congresso. Acho que tem problemas, porque o Congresso representa a cara da sociedade no dia das eleições. Lá é uma caixa de ressonância das convergências e divergências da sociedade, e precisamos aprender a conviver com a democracia e os percalços da democracia —, avaliou.
Caso Renan não pode depender "a vida inteira" de discursos políticos, diz Lula
Quarta, 08 de Agosto de 2007 às 17:10, por: CdB