Rio de Janeiro, 13 de Setembro de 2026

Casamento reduz risco de depressão e ansiedade

O casamento pode reduzir os riscos de depressão e distúrbios da ansiedade, segundo estudo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia. Mas o desconforto e a perturbação associados ao fim do casamento podem fazer as pessoas mais vulneráveis ao desenvolvimento de transtornos mentais. (Leia Mais)

Quarta, 16 de Dezembro de 2009 às 11:33, por: CdB

O casamento pode reduzir os riscos de depressão e distúrbios da ansiedade, segundo estudo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia.

O fim do casamento, no entanto, pode representar um grande problema para a saúde mental das pessoas.

De acordo com os pesquisadores, a relação marital oferece muitos benefícios para a saúde mental para homens e mulheres, mas o desconforto e a perturbação associados ao fim do casamento podem fazer as pessoas mais vulneráveis ao desenvolvimento de transtornos mentais.

A pesquisa, que avaliou mais de 34 mil pessoas de 15 países, mostra que o fim de um casamento, seja pelo divórcio ou por morte do cônjuge, está associado a um aumento nos riscos de distúrbios de saúde mental, com as mulheres sendo mais propensas a abusar de drogas, incluindo álcool e medicamentos, e os homens a se tornarem depressivos.

Os resultados indicaram também que os casados correm menos riscos de problemas com ansiedade e depressão do que os solteiros.

De acordo com a pesquisa, os homens são menos propensos do que as mulheres a terem depressão no primeiro casamento. O casamento reduz, mais entre as mulheres, o risco de abuso de substâncias, pois têm a função cuidadora dos filhos pequenos.

Tags:
Edições digital e impressa