Os pais de um indiano de 15 anos foram presos por permitir que o adolescente realizasse um parto cesariano para, supostamente, "marcar um recorde" no hospital de Tâmil Nadu (sul da Índia) que eles administram.
A prisão do casal, um cirurgião e uma ginecologista, aconteceu depois que os investigadores reuniram provas sobre o caso e entregaram um relatório à autoridade competente, disse um policial citado pela agência de notícias "PTI".
A operação foi feita semanas atrás em Manaparai, onde o garoto, estudante secundarista, teria praticado com sucesso uma cesárea na maternidade administrada por seus pais, que o encorajaram.
O caso foi divulgado quando o pai informou a "façanha" de seu filho em uma recente reunião da Associação Médica Indiana. Ele teria mostrado um vídeo como prova da operação, segundo médicos de Tâmil Nadu.
No meio da polêmica, o cirurgião assegura agora que foi ele quem praticou a cesárea e que o filho só observava. Segundo a imprensa indiana, a paciente, em paradeiro desconhecido, não teria sido consultada para consentir que o adolescente fizesse a operação.
A Associação Médica Indiana adotou uma resolução para tomar medidas disciplinares contra os pais do garoto.
Antes da polêmica, o pai, o médico K. Murugesan, havia apresentado o vídeo da cesariana a uma associação médica indiana pelo próprio pai do rapaz, que disse que gostaria de ver o nome do filho no Guinness, o livro dos recordes. As imagens mostram o doutor, dono de uma maternidade na cidade de Manaparai, anestesiando a paciente antes da cirurgia.
A porta-voz do Guinness Amarilis Espinoza, no entanto, disse na ocasião que a organização não apóia feitos como esse, porque não quer encorajar más práticas na medicina. A mãe que passou pela cesariana e o bebê ficaram bem, mas os médicos que viram o vídeo se dizem chocados.
Casal que deixou filho de 15 anos fazer parto é preso
Segunda, 25 de Junho de 2007 às 15:46, por: CdB