A genialidade de Leonardo da Vinci vai estar retratada na maior e mais completa exposição que chega ao Rio dia 7 de agosto e fica em exibição até dia 9 de setembro, batizada de Leonardo da Vinci - A Exibição de um Gênio, na Fundação Casa França-Brasil, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura, reunindo mais de 110 peças que contemplam a grande parte das áreas de estudo e trabalho do artista italiano.
Considerada a mais abrangente exposição já concebida para itinerar pelo mundo, reúne num formato inédito mais de 110 peças inspiradas no legado davinciano e contempla sua diversidade como pintor, filósofo, cientista, arquiteto, engenheiro, anatomista e inventor. Organizada pela CIE Brasil em parceria com a RYP Australia Major Projects e a Anthropos Foundation, a exposição busca justificar porque ele é considerado um dos maiores gênios que o mundo já conheceu e um nome referência da Renascença Italiana.
A mostra contempla a essência criativa de Leonardo da Vinci (1452-1519), em todas as facetas de seu legado. A proposta é buscar a autenticidade plena na reconstrução deste universo, numa abordagem extremamente detalhada.
"Leonardo da Vinci - A Exibição de um gênio" está dividida em treze segmentos: "Estudos Anatômicos", "Arte da Guerra", "Máquinas Civis", "Códices", "O pai da aviação", "Máquinas Hidráulicas e Aquáticas", "Instrumentos Musicais e Ópticos", "Estudos sobre Física e Mecânica", "A arte da Renascença", "O Homem Vitruviano", "Desenhos da batalha de Anghiari", "Documentário" e "Vídeos em 2D e 3D sobre o Homem Vitruviano e a Última Ceia". Antes de chegar ao Brasil, partes deste acervo foram visitados por um público expressivo em Roma, na sede da Anthropos Foundation, e Moscou.
Com 73 máquinas e reproduções em grande escala, os segmentos "Estudo sobre a Física e Mecânica", "Máquinas Civis", "A Arte da Guerra", "Máquinas Hidráulicas e Aquáticas", "Pai da Aviação" e "Instrumentos musicais e Ópticos" demonstram a habilidade com que Da Vinci relacionava os conceitos da mecânica ao funcionamento do corpo humano. Volantes, sistemas de rolamentos de esferas e molas espirais dividem o espaço com maquetes e modelos em escala original para itens como a bicicleta, o elevador, escavadeira, perfurador, carro de auto-tração e pontes móveis.
No segmento bélico, apresentam-se artefatos como catapulta, canhões e tanques, enquanto os projetos aquáticos mostram sua inventividade visionária, trazendo escafandros, equipamentos para respiração e até mesmo um submarino.
Entre as contribuições fundamentais para a conquista do espaço aéreo, que incluem o pára-quedas, o deltaplano, o estudo da asa e o anemômetro, está também a própria "máquina-voadora" - um helicóptero de 4m x 4,5m. Por outro lado, sua relação com a música - Da Vinci era conhecido também por sua habilidade em tocar a lira e também por dirigir festivais e espetáculos em Milão - originou projetos e preciosidades como o piano portátil, o tambor e a flauta mecânicos.
Um dos maiores inventores, artistas, cientistas e pensadores de todos os tempos, Leonardo da Vinci é considerado também o maior gênio da história pela multiplicidade de talentos para ciências e artes, engenhosidade e criatividade, além de ter sido um dos mais importantes pintores e escultores da Renascença. Ele nasceu no pequeno vilarejo de Anchiano, próximo ao município toscano de Vinci, na Itália, e viveu em plena Renascença Italiana, nos séculos XV e XVI.
Em 1472, com vinte anos, já era membro do grêmio dos pintores florentinos. Como pintor, é o autor da obra de arte mais visitada no mundo, a "Mona Lisa" - exposta no Museu do Louvre, em Paris - e de "A Última Ceia", exposta no Convento de Santa Maria delle Grazie, em Milão. Escultor ambicioso, também era conhecido como engenheiro e cientista, embora sua obra nestes campos tenha permanecida oculta por muitos séculos.
Ele é ainda o "pai" do vôo humano, inventor do automóvel, do rolamento de