Rio de Janeiro, 30 de Janeiro de 2026

Carta anônima indica onde está o corpo de Madeleine

Quinta, 14 de Junho de 2007 às 08:34, por: CdB

A polícia portuguesa encontrou nesta quinta-feira o local a 15 km da praia da Luz (sul de Portugal) onde, segundo uma carta anônima enviada ontem ao jornal holandês De Telegraaf, estaria o corpo de Madeleine McCann, 4, desaparecida em 3 de maio no Algarve.

Os detetives e peritos investigam o conteúdo da mensagem anônima e um mapa, que deram as coordenadas para onde estaria o corpo de Maddie.

A carta se assemelha a outra enviada em junho de 2006, que indicou de forma correta onde se encontravam os corpos de duas meninas belgas desaparecidas.

O comissário encarregado da investigação em Portugal, Olegário de Sousa, confirmou que a polícia encontrou o local demarcado pela carta, e que começaram as tarefas de rastreamento. "Estamos checando a informação, mas ela é vaga", disse ele.

A mensagem identifica uma área pedregosa localizada 15 quilômetros ao norte de onde a menina desapareceu há seis semanas, em um complexo turístico na praia da Luz.

O local do rastreamento se chama Odiaxare e, segundo a carta, o corpo de Maddie estaria a vários metros do caminho pedregoso, enterrada sob pedras e arbustos. A carta afirma que Madeleine, nascida no povoado de Rothley, em Leicestershire, no Reino Unido, está enterrada "ao norte de uma rua de pedras, debaixo de ramos e pedras, a seis ou sete metros da rua".

Na tarde desta quarta-feira, uma equipe de oito peritos passou mais de uma hora investigando o local, sem encontrar nenhuma prova. Na carta escrita em holandês, a pessoa anônima desenhou uma cruz e dois sinais de interrogação, debaixo da frase: vermoedelijke vindplaats Madeleine [o lugar onde Madeleine provavelmente será encontrada].

Esforços

Segundo Sousa, a polícia portuguesa "está fazendo todo o possível" para esclarecer a pista.

"Temos trocado informações com a polícia holandesa, que aponta para uma área a 15 quilômetros de onde a menina desapareceu. Estamos revisando a informação, da mesma forma como controlamos cada peça importante do caso", disse o chefe da investigação.

Questionado se as tarefas de rastreamento incluiriam escavações no terreno, o comissário respondeu: "Se a informação nos fornecer um local preciso para analisar, o faremos".

Cartas

A polícia holandesa analisa semelhanças entre a carta enviada nesta semana e a que foi recebida no ano passado, e que serviu para encontrar os corpos das irmãs belgas Stacey Lemmens, 7, e Nathalie Mahi, dez. Ambas as meninas foram assassinadas em julho de 2006, depois de serem seqüestradas durante a noite em um festival de Liege.

Abdullah Ait Oud está sendo julgado por acusação de pedofilia pelo crime e pode ser condenado à prisão perpétua.

Madeleine McCann desapareceu enquanto dormia ao lado dos dois irmãos no complexo Ocean Club, na praia da Luz, enquanto seus pais jantavam em um restaurante próximo.

Kate e Gerry McCann retornaram a Portugal depois de vários dias de uma viagem internacional que os levou a Roma, Vaticano, Berlim, Amsterdã e Marrocos, onde fizeram campanha pela busca da filha.

Tags:
Edições digital e impressa