Rio de Janeiro, 12 de Fevereiro de 2026

Carta aberta ao Movimento <i>Cansei</i>

Por Frei Pilato Pereira - Vocês estão cansados? Pois é, a gente também cansa. Não é nada fácil suportar este país, tão cheio de problemas e com tanta gente medíocre ocupando os melhores espaços, sem fazer absolutamente nada para melhorar a vida dos brasileiros. (Leia Mais)

Segunda, 20 de Agosto de 2007 às 08:30, por: CdB

Vocês estão cansados? Pois é, a gente também cansa. Não é nada fácil suportar este país, tão cheio de problemas e com tanta gente medíocre ocupando os melhores espaços, sem fazer absolutamente nada para melhorar a vida dos brasileiros. É de se indignar ao ver pessoas importantes, que poderiam usar suas instituições e as posições onde se encontram, para promover o verdadeiro civismo e o espírito democrático e ético, mas simplesmente abusam da nossa paciência e exploram a boa fé de um povo. É verdade que vivemos, de muitas décadas, numa situação difícil, com inúmeros casos de desrespeito para com o povo. Mas, acho que agora já passou dos limites e é hora de reagirmos, estamos todos cansados e indignados com a situação. Já suportamos demais, parece que nossa paciência esgotou e vai explodir. Muitas de nossas lideranças políticas e empresariais já encheram o bolso, estão ricos e cada vez mais ricos, enquanto a maioria do povo apenas paga as contas dos que gozam uma vida opulenta.

Vocês têm razão em decretar estado de cansaço, através deste “movimento cívico pelo direito dos brasileiros”. Realmente é preciso reagir em defesa da dignidade deste povo que, além de ser vítima do caos aéreo e da corrupção, como vocês dizem, vem sofrendo outras e sistemáticas agressões. Por exemplo, o fato de usarem a dor da morte e da perda de entes queridos, num acidente de avião, como trampolim político eleitoreiro. Por tudo isto e muito mais, é de se indignar profundamente. Neste cenário atual temos motivos de sobra para nos indignarmos e declarar nosso cansaço.

É verdade que estamos muito cansados. Mas ao mesmo tempo nos parece estranho saber que vocês, do Cansei, também estão cansados. Isso nos pegou de surpresa porque sempre soubemos que vocês vivem bem, do bom e do melhor. Além do mais, nós sempre pagamos em dia as contas da vida bela que vocês gozam. Vocês estão bem, levam a melhor parte do lucro e da renda do trabalho dos brasileiros. Vocês têm poder, fama, brilho, luxo e dinheiro, mas se dizem cansados. Ah, agora entendi, vocês estão cansados desta vida vazia, cheia do que não vale nada. Nunca se importaram com os pobres e desprotegidos, só pensaram em vocês mesmos. Estão cansados dos seus preconceitos e orgulhos, das suas vaidades e luxúrias. Certamente estão estarrecidos de cansados das próprias opulências e ganâncias que impediram a felicidade de muitos neste país.

Eu também cansei, mas não me entrego ao cansaço que vocês promovem, vou reagir sempre da forma que me é possível, respeitando as opiniões dos outros e sem radicalismos. Farei o que está ao meu alcance como um cidadão, parte de um povo que precisa se unir sempre mais e lutar pela sua dignidade e não esperar nada da elite e dos poderosos. O povo brasileiro tem todo o direito de se sentir cansado, mas nós não podemos reagir pelo cansaço, não podemos decretar estado de cansaço. Temos de estar em prontidão, desafiando todas as tentativas de golpe contra a nossa, arduamente conquistada, democracia. A elite pode ocupar a mídia - cujas concessões que lhes são dadas por políticos, na verdade são do povo - e ali fazer suas escandalosas manifestações. Mas, enquanto alguns desta elite lamentam o cansaço de uma vida vazia e egocêntrica, nós - o povo - continuemos a nossa vida, superando o cansaço, lutando e trabalhando com fé pelo Brasil que nós amamos.

Frei Pilato Pereira pilato@capuchinhosrs.org.br

Tags:
Edições digital e impressa