A violência recrudesceu no Iraque nesta terça-feira. Pelo menos 14 iraquianos e um soldado americano morreram e mais de cem pessoas ficaram feridas em dois atentados com carros-bomba deflagrados nesta terça-feira nas cidades de Mosul e Baquba.
Em outro episódio, cinco soldados sob a chancela da Polônia morreram quando tentavam desativar minas terrestres. A escalada da violência acontece em um momento em que o Conselho de Segurança da ONU discute a aprovação de uma resolução sobre o futuro da soberania do país.
Segundo fontes policiais iraquianas, o primeiro ataque, lançado por um suicida, teve como alvo uma base das tropas dos EUA no antigo aeroporto militar de Baquba, a 65 quilômetros ao norte de Bagdá. Um carro-bomba explodiu do lado de fora da base americana matando quatro iraquianos e um soldado americano. De acordo com policiais e porta-vozes militares, ao menos 16 iraquianos e três soldados americanos ficaram feridos na explosão ocorrida perto da entrada principal da base, quando iraquianos faziam fila para pedir emprego.
O ataque em Baquba foi seguido por outro com um carro-bomba em Mosul, a cerca de 400 quilômetros ao norte da capital, onde dez iraquianos morreram e quase cem ficaram feridos. O ataque foi lançado por um táxi que explodiu perto da prefeitura. Segundo fontes policiais, o atentado em Mosul tinha como alvo o prefeito da cidade, Salem al Hay Isa, que escapou ileso.
Por sua parte, fontes militares confirmaram em Varsóvia que cinco soldados da Divisão Internacional sob o comando da Polônia morreram nesta terça-feira na explosão de minas terrestres que tentavam desativar na localidade de Suvariya.
O recrudescimento da violência no Iraque acontece horas antes da votação no Conselho de Segurança da ONU de um projeto de resolução, apresentado pelos EUA e pela Grã-Bretanha, para devolução da soberania ao Iraque.