Rio de Janeiro, 28 de Dezembro de 2025

Carnaval é tempo de diversão e de se precaver contra a Hepatite A e B

Sexta, 16 de Fevereiro de 2007 às 20:05, por: CdB

Carnaval. Tempo de se divertir, cair na folia com amigos, conhecer gente nova e beijar na boca. Mas para que tudo isso não traga nenhum efeito colateral é preciso cuidado. Nestes períodos de folia é preciso ter cuidado com uma doença perigosa e fácil de pegar: a Hepatite A e B.

A Hepatite A é uma doença aguda do fígado causada pelo Vírus da Hepatite A (Carijó). Contatos com água contaminada é um exemplo: Banho de mar, gelo e sacolé. Já a Hepatite B é uma doença grave causada pelo vírus da Hepatite B (VHB), que ataca o fígado e pode se manifestar de forma aguda ou crônica. Uma forma de contaminação é através do beijo na boca.

Para que o carnaval seja somente de diversão e alegria é preciso saber um pouco mais sobre esta doença e como se precaver. A melhor forma de prevenção é a vacina contra Hepatite B que está disponível em postos de saúde para pessoas até 18 anos. Acima disso só na rede particular. A vacina contra Hepatite A só esta disponível nas clinicas privadas e pode ser feita a partir de 1 ano de idade.

O tipo A pode ser transmitido, com mais frequência, através da via fecal-oral (contato pessoal direto ou com um objeto contaminado com fezes de uma pessoa com Hepatite A) ou através da ingestão de alimentos e bebidas contaminadas pelo vírus.

A Hepatite B pode ser através do contato com sangue e derivados (saliva, suor, lágrima) e através do contato sexual (sêmen e secreção vaginal) com uma pessoa infectada; durante a gestação.

Segundo a Drª Flávia Carijó, coordenadora médica da Prophylaxis, maior rede de vacinação do país os sintomas da Hepatite A são normalmente dor abdominal, fadiga, náusea, diarréia e amarelamento da pele e olhos; entretanto também pode ser assintomática (principalmente em crianças pequenas).

Com relação à Hepatite B, esta pode ser percebida através da dor abdominal, já que esta é uma doença aguda se manifesta com dor abdominal. A fadiga, náusea, diarréia, amarelamento da pele e olhos e dor articular, que podem evoluir com gravidade variável também são sintomas.

- A pessoa recém infectada também pode não apresentar sintomas no início, ou desenvolver um estado de "portador assintomático do vírus" (correspondendo a 50% dos adultos infectados), transmitindo sem saber a doença a outras pessoas -, disse a coordenadora.

Para a Drª Flávia Carijó, caso o homem ou a mulher sintam alguns desses sintomas é necessário procurar um médico imediatamente para iniciar o tratamento. Porém os casos de hepatite são confirmados com exame de sangue, o que já pressupõe a assistência de um médica.

De uma maneira geral, a Hepatite A é altamente endêmica em todos os países em desenvolvimento (como o Brasil) e apresenta baixa endemicidade nos países desenvolvidos.

Ocorrência

A Hepatite B é uma doença endêmica em todo mundo. A maioria dos casos (90%) ocorre em adolescentes e adultos, mas são as crianças as que mais freqüentemente se tornam portadoras crônicas do vírus.

- As duas doenças são endêmicas no Brasil, o que significa que a taxa de incidência delas é alta durante todo o ano de forma constante, o que pode haver no carnaval é um aumento da transmissão dos vírus. Os dois tipos estão presentes todo o ano -, alertou a coordenadora.

Tags:
Edições digital e impressa