Em sua primeira visita à rainha Elizabeth, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, marcou uma viagem histórica de dois dias à Grã-Bretanha, que terminou na quinta-feira. O objetivo da presença francesa em solo inglês foi o de estreitar os laços entre os dois países. Sarkozy, o primeiro líder francês a visitar Londres em mais de uma década - a última visita foi feita por Jacques Chirac, em 1996 -, anunciou que quer realinhar a União Européia com uma nova aliança franco-britânica.
Sarkozy preferiu usar uma estratégica diferente daquela utilizada por seu antecessor. O presidente francês alegou que a Europa "precisa" da Grã-Bretanha durante discurso na Câmara dos Comuns. Sarkozy e sua mulher, a ex-modelo e cantora Carla Bruni, foram recebidos no aeroporto de Heathrow pelo príncipe Charles e pela duquesa da Cornualha, Camilla Parker-Bowles, e seguiram para o Castelo de Windsor, onde a rainha Elizabeth e o príncipe Phillip os aguardavam. Carla, vestida com um casaco cinza e chapéu da mesma cor, atraiu a atenção da imprensa.
Nesta quinta, o último compromisso oficial do presidente francês foi um encontro com o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, na residência oficial de Downing Street. Mais uma vez, a cena foi roubada pela cantora e ex-modelo com quem o presidente se casou em fevereiro. A imprensa chegou até a afirmar a primeira-dama francesa lembra a princesa Diana e até mesmo Jackie Kennedy.