Rio de Janeiro, 04 de Fevereiro de 2026

Cariocas temem caos no trânsito durante o Pan

Quarta, 11 de Julho de 2007 às 08:14, por: CdB

A proximidade da festa de abertura dos Jogos Pan-americanos, na próxima sexta-feira, no Maracanã, na Zona Norte do Rio está deixando os cariocas apreensivos.

— Normalmente, sexta-feira é o pior dia no que se refere a tráfego. O governo perdeu a grande oportunidade de deixar um legado em transportes para a cidade, com o Pan. Mas não houve investimento nos setores viário e metroviário. Faixa exclusiva não é solução. Agora, é esperar que o carioca deixe o carro em casa para evitar um nó no trânsito —  disse o engenheiro de tráfego Fernando Mac Dowell.

Segundo o engenheiro, a cidade só não vai parar porque foi decretado ponto facultativo no município. Com isso, o volume de carros circulando diminui, mas não resolve. Além do mais 45% da frota carioca permanece nas garagens, durante a semana.

Mudanças no trânsito para o Pan
 
A chegada dos Jogos acarretará alterações ao trânsito no Rio. As interdições das vias ao redor do Maracanã começarão ao meio-dia da sexta-feira.

Ficarão interditadas ao tráfego as ruas: Professor Manoel de Abreu, Radial Oeste (sentido Centro), Mata Machado, Professor Eurico Rabelo e Avenida Maracanã (sentido Centro, junto aos prédios).

Também a partir do meio-dia até a meia-noite do dia 13, será implantadas a pista reversível na Avenida Maracanã (sentido Centro, junto ao rio) e Rua Professor Eurico Rabelo. Nelas, o trânsito vai fluir no sentido Tijuca.

Até 1h do dia 14, o estacionamento fica proibido na Avenida Professor Manuel de Abreu, ruas Radialista Valdir Amaral, Conselheiro Olegário, Artur Menezes, Isidro de Figueiredo, Visconde de Itamarati, Professor Eurico Rabelo, Avenida Paula Souza e Avenida Radial Oeste.

Somente ônibus e veículos credenciados poderão estacionar na Rua Mata Machado, a partir das 20h30 do dia 13. Eles também poderão ficar na Avenida Professor Manoel de Abreu, ruas Barão de Mesquita, Pedro II, Mariz e Barros, Luiz de Matos e Avenida Marechal Rondon.
Táxis adaptados para portadores de deficiência física podem estacionar a partir das 13h30 terão duas vagas na Avenida Professor Manoel de Abreu (em frente ao portão 17) e outras duas na Avenida Maracanã (em frente à estátua do Belini).

Os táxis comuns poderão estacionar na pista sentido Centro, junto aos prédios, da Avenida Maracanã, a partir das 13h30.

Tags:
Edições digital e impressa