Ao redor de 1.500 pessoas assistiram nesta terça-feira, à primeira missa oficiada na cidade de Ho Chi Minh pelo cardeal Jean Baptiste Pham Minh Man, desde que foi nomeado pelo Vaticano em setembro.
A cerimônia aconteceu na Catedral de Notre Dame, onde Man, de 69 anos, fez uma oferenda floral antes de presidir um serviço de duas horas de duração ao qual também assistiram vários bispos locais e representantes da Igreja Católica da Coréia do Sul.
"O posto de cardeal que me foi atribuído é a alegria do povo de Deus e da nação vietnamita", disse Man, que em 1998 foi nomeado arcebispo de Ho Chi Minh.
A designação de Man não foi inicialmente bem recebida pelas autoridades do Vietnã, onde o regime comunista mantém um rigoroso controle sobre a vida religiosa do país.
No entanto, Hanói acabou aceitando a nomeação do novo cardeal, uma figura incômoda para o regime por seus posicionamentos públicos em favor dos direitos humanos.
O Vietnã conta com oito milhões de católicos, 10 por cento da população do país, a segunda maior comunidade católica da Ásia depois das Filipinas.
Cardeal do Vaticano celebra missa no Vietnã
Arquivado em:
Terça, 09 de Dezembro de 2003 às 06:43, por: CdB