Rio de Janeiro, 13 de Setembro de 2026

Cannes vai homenagear Glauber

Quarta, 28 de Abril de 2004 às 13:25, por: CdB

O Festival de Cinema de Cannes deste ano, que acontece entre 12 e 22 de maio, fará uma homenagem ao Brasil com uma seção intitulada "40 Anos de Cinema Novo", na qual serão exibidos sete filmes nacionais.

Os diretores Cacá Diegues, Nelson Pereira dos Santos e Eryk Rocha, filho de Glauber Rocha, vão comparecer ao evento, que vai incluir uma festa brasileira em 17 de maio. Há quarenta anos, Glauber Rocha exibia em Cannes Deus e o Diabo na Terra do Sol, um marco para o Cinema Novo, que será exibido novamente nesta edição, junto com Terra em Transe.

Os outros filmes são Vidas Secas, Bye Bye Brasil, Dona Flor e seus Dois Maridos, Limite e Cinema Falado. Quem representará o Brasil na mostra competitiva desta vez será Walter Salles, com o filme sobre a juventude de Che Guevara Diários de Motocicleta.

O Festival de Cannes lançou nesta quarta-feira uma outra nova seção, Cannes Classics, que dará destaque ao cinema clássico. O diretor italiano Michelangelo Antonioni vai apresentar a estréia mundial de seu curta Lo Sguardo di Michelangelo (O Olhar de Michelangelo) e a versão restaurada de seu clássico de 1966 Blowup - Depois Daquele Beijo.

O Cannes Classics também vai exibir a restauração digital do filme de Clyde Bruckman A General, de 1927, com Buster Keaton, para comemorar o lançamento, este ano, de uma coletânea de filmes de Keaton.

 

Tags:
Edições digital e impressa