Rio de Janeiro, 07 de Setembro de 2026

Canecão reaberto por determinação da Justiça

Terça, 18 de Maio de 2010 às 09:09, por: CdB

O Canecão foi reaberto com a presença de dezenas de funcionários, que aguardavam o oficial de Justiça na porta da casa desde o início da tarde. A programação está mantida até julho, mas o estabelecimento ainda decidirá o que vai fazer em relação aos três shows que foram cancelados na semana passada, período em que esteve fechado. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) informou que vai recorrer da decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) que, na sexta-feira, concedeu liminar determinando a reabertura da casa.

Depois de fazerem uma oração de agradecimento sobre o palco, os funcionários deram início a um levantamento sobre a situação interna da casa. Por telefone, os funcionários do Canecão ainda não confirmam os shows agendados para esta semana, mas orientam os clientes a ligarem novamente na terça-feira. No site da casa de shows, a próxima apresentação está marcada para esta quinta-feira, com a apresentação do cantor americano de blues Johnny Winter.

Segundo o advogado Rogerio Casto, representante do Canecão, o local ficará aberto até que o mérito do pedido dos donos seja julgado. O juiz do TRF concedeu a liminar de reabertura da casa porque entendeu que o contrato de aluguel firmado entre o Canecão e a UFRJ em 1992, e que teria duração de cinco anos, ainda está valendo.

O advogado Maurício Avvad, que também representa a casa de espetáculos, disse que os responsáveis pelo Canecão estão abertos ao diálogo.

A casa de shows estava lacrada desde o dia 10, quando a UFRJ, proprietária do terreno, conseguiu a reintegração de posse. A briga judicial começou em 1971, quatro anos após o Canecão ser inaugurado e a universidade obter, por decreto-lei, a doação do terreno de 116,2 mil metros quadrados, onde hoje funciona o campus da Praia Vermelha e que inclui a área da casa de shows.

Tags:
Edições digital e impressa