Canadá pensa nos Jogos Olímpicos de 2024 após Pan bem-sucedido
Arquivado em:
Segunda, 27 de Julho de 2015 às 09:04, por: CdB
A cidade de Toronto, que antes do início dos Jogos Pan-Americanos estava, em grande parte, indiferente à competição, não queria que a festa acabasse no domingo, quando realizou uma deslumbrante cerimônia de despedida para o maior evento multiesportivo realizado até hoje no Canadá.
O clima era de festa em razão das perspectivas de uma celebração ainda maior dentro de alguns anos, uma vez que o presidente do Comitê Olímpico Canadense (COC), Marcel Aubut, deu a largada oficialmente para uma campanha que visa convencer as autoridades municipais a lançar candidatura da cidade aos Jogos Olímpicos de 2024.
- É hora de deixar bem claro: estou declarando oficialmente que vou usar toda a força do meu cargo para liderar e defender a candidatura de Toronto para realizar os Jogos Olímpicos de 2024 - disse Aubut em entrevista à imprensa no dia do encerramento do Pan "É isso."
Por 16 dias Toronto teve um gostinho da experiência olímpica e a desfrutou com prazer, lotando os estádios e arenas com ansiedade para viver a emoção do Pan-Americano. Mais de um milhão de ingressos foram vendidos e os atletas canadenses deram aos moradores muitas razões para comemorar.
Os Estados Unidos, como acontece em todos os Jogos Pan-Americanos desde 1955, terminaram no topo do quadro de medalhas com 103 de ouro e 265 no geral, mas este era o momento do Canadá brilhar. O país ficou em segundo com o recorde de 78 medalhas de ouro e 217 no total. O Brasil foi terceiro, com 41 medalhas de ouro e 141 no total.
Antes da festa de encerramento realizada em alta velocidade havia algumas lições de casa, incluindo o descerramento das bandeiras olímpicas e do Pan-Americano e a entrega para Lima, no Peru, que sediará os próximos Jogos, em 2019.
Foi uma cerimônia de encerramento que contou com mais pirotecnia do que protocolo e, depois que terminou, o estádio foi transformado em uma festa enorme até Kanye West subir ao palco.
O astro do hip hop norte-americano, ganhador do Grammy e motivo de uma das poucas controvérsias dos Jogos, por ter sido escolhido em detrimento de um proeminente artista canadense, pareceu ter sido a opção errada para a festa de encerramento.