As novelas "Celebridade" e "Kubanacan" ocupam o primeiro e o segundo lugar na lista do VI ranking da Campanha "Quem financia a baixaria é contra a cidadania", divulgado nesta quarta-feira pela Agência Câmara. A novela das oito teve 107 reclamações e "Kubanacan", que ocupava o horário das 19h antes de "Da cor do pecado", 64. As duas foram denunciadas por serem exibidas em horários impróprios, terem apelo sexual e por incitar a violência.
A campanha registrou, no período de 13 de janeiro até o último dia 7, 1.612 denúncias apresentadas à Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara sobre os programas que mais desrespeitam os direitos dos cidadãos.
O programa do Ratinho, exibido pelo SBT, foi classificado em terceiro lugar, com 28 denúncias que protestam contra a ridicularização da pessoa humana, o horário impróprio e por exibir apelo sexual. Pelos mesmos motivos, os telespectadores reclamaram do programa "Pânico na TV", da Rede TV. Neste caso, foram registradas 20 denúncias.
O "Big Brother Brasil 4" recebeu 18 reclamações por ter sido um programa que buscou audiência recorrendo ao apelo sexual. Mesma justificativa para classificar em sexto lugar o programa "Eu vi na TV", da Rede TV, com 17 reclamações.
Em sétimo lugar, com 15 denúncias, está o programa "Superpop", apresentado por Luciana Gimenez na Rede TV, denunciado por explorar o ser humano e por usar cenas de sexo. A novelinha adolescente "Malhação" entrou no ranking em oitavo lugar com 11 denúncias, considerado impróprio para o horário vespertino.
Os programas da TV Bandeirantes, "Sabadaço", com seis denúncias; e "Boa Noite Brasil", com quatro, ambos apresentados por Gilberto Barros, foram apontados por dez telespectadores como impróprios para o horário e por usarem apelo sexual. Por isso, ficaram em nono lugar na lista.
O último do ranking foi o "Cidade Alerta", programa da Rede Record, considerado inadequado para o horário, com oito denúncias.
Campanha divulga ranking de baixaria na TV
Quarta, 12 de Maio de 2004 às 14:52, por: CdB