Rio de Janeiro, 03 de Fevereiro de 2026

Caminhão-bomba explode e mata 105 no Iraque

Um atentado com um caminhão-bomba num mercado lotado no norte do Iraque matou ao menos 105 pessoas e feriu outras 240 na manhã deste sábado, segundo as autoridades locais. A explosão devastou o mercado lotado e destruiu casas e lojas na vila de Amirli, localizada ao sul da cidade curda de Kirkuk. (Leia Mais)

Sábado, 07 de Julho de 2007 às 15:43, por: CdB
Um atentado com um caminhão-bomba num mercado lotado no norte do Iraque matou ao menos 105 pessoas e feriu outras 240 na manhã deste sábado, segundo as autoridades locais.

A explosão devastou o mercado lotado e destruiu casas e lojas na vila de Amirli, localizada ao sul da cidade curda de Kirkuk.

Esse foi o ataque mais mortífero no Iraque desde abril e ocorreu em meio a uma série de ataques desde a noite de sexta-feira, entre eles um atentado suicida que deixou 22 mortos em um café na província de Diyala.

Autoridades de segurança da região de Amirli disseram que o número de mortos em conseqüência do ataque na cidade poderia aumentar, porque o mercado estava lotado no momento da explosão, e muitos dos feridos estavam em estado grave.

O ataque ao mercado poderia estar ligado a questões políticas locais, já que um referendo sobre o status da província de Kirkuk deve ocorrer até o final do ano.

Kirkuk está fora do Curdistão iraquiano, mas é considerada por muitos curdos como sua capital nacional em um eventual futuro Estado curdo.

Outros ataques

O ataque em Amirli foi o pior de uma série de ataques no país desde a noite de sexta-feira.

Um ataque suicida em um café numa pequena vila xiita curda na província de Diyala deixou ao menos 22 mortos na noite de sexta-feira.

Segundo alguns relatos, muitos dos mortos estariam retornando de um funeral.

Em Bagdá, sete pessoas da mesma família que dormiam no telhado de casa morreram quando um morteiro atingiu o edifício.

Entre os mortos estaria um casal e quatro de seus filhos, com idades entre 9 e 17 anos, além de um parente.

Muitos iraquianos optam por dormir no telhado durante as noites quentes de verão por causa dos freqüentes cortes de energia, que impedem o uso de ar condicionado.

Também em Bagdá, um ataque suicida em um posto de controle provocou a morte de ao menos cinco soldados iraquianos.

Pelo menos oito soldados americanos e dois britânicos morreram no Iraque nos últimos dias.

Tags:
Edições digital e impressa