Depois de um dia de intensas negociações, o presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE), colocou em discussão o projeto de Lei de Biossegurança, que regulamenta o plantio de sementes transgênicas e as pesquisas com células-tronco no país.
Antes, os deputados aprovaram a Medida Provisória 226, que cria o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado. A MP estava trancando a pauta de votações de Câmara, e a sua aprovação abriu caminho para a votação da Lei de Biossegurança. A medida provisória segue agora para votação no Senado Federal.
Severino Cavalcanti reuniu-se hoje com os ministros da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, e da Agricultura, Roberto Rodrigues, para discutir a votação do projeto de lei. Cavalcanti também recebeu representantes do Movimento em Prol da Vida (Movitae), o médico Drauzio Varella e a cientista Mayana Zatz, todos favoráveis às pesquisas com células-tronco embrionárias.
O presidente da Câmara havia assumido ontem o compromisso de colocar a matéria em votação, mesmo sem defender as pesquisas com células embrionárias. Hoje, a deputada estadual de Pernambuco Ana Cavalcanti (PP), filha do presidente da Câmara, fez um apelo para que o pai não dificultasse a aprovação das pesquisas. "Como religiosos que somos, eu disse ao meu pai que era importante aprovar a biossegurança para salvar vidas. Eu disse que só voltaria a Pernambuco depois de ver o projeto aprovado", afirmou a deputada.
Ana Cavalcanti disse que, depois da votação, vai pedir desculpas ao Vaticano por ter apoiado a utlização de células embrionárias para fins terapêuticos. A Igreja Católica é contrária às pesquisas por considerar que os embriões são vidas que não podem ser descartadas. Ana Cavalcanti afirmou ainda que, por ser terapeuta há mais de 20 anos, tem acompanhado o drama vivido por pais e mães de crianças que sofrem com doenças degenerativas. A deputada não revelou se Severino Cavalcanti votará favoravelmente ao projeto de lei, mas disse que "ele ficou sensibilizado".
Câmara coloca em discussão projeto de Lei da Biossegurança
Quarta, 02 de Março de 2005 às 16:49, por: CdB