O plenário da Câmara dos Deputados trabalhou nesta sexta-feira. Houve até votação. Mas quem votou não foi nenhum dos 513 deputados. O plenário foi palco de uma brincadeira de crianças de 9 e 10 anos de uma escola infantil de Goiânia que visitaram a Câmara. Cerca de 35 alunos da escola Meu Caminho/Professor Luciano aproveitaram a sessão, cancelada por falta de quórum, para brincar de votar.
Como de costume, poucos deputados apareceram para trabalhar nesta sexta. A sessão ordinária (quando não há votação, mas debate) nem pôde começar. O segundo vice -presidente, Inocêncio Oliveira (PR-PE), informou às 9h30 que não havia quórum suficiente para isso e anunciou que não haveria sessão.
O quórum mínimo para abrir uma sessão ordinária é de 51 deputados, mas, nesta sexta-feira, apenas 15 dos 513 estavam na Câmara pela manhã. Por volta das 11h, mais 13 chegaram. Já era tarde, embora nem mesmo com esse grupo a mais haveria possibilidade de abrir a sessão.
Assim, a Câmara manteve a rotina de sexta-feira, agora oficializada às segundas: plenário, corredores de comissões (que também não funcionam), Salão Verde (por onde costumam passar os deputados) e restaurantes praticamente vazios.
Rio de Janeiro, 16 de Janeiro de 2026
Edições digital e impressa