Foi um escárnio o pedido do BNDES à Comissão de Trabalho da Alerj que examina a crise da Companhia Nacional de Álcalis, para que se reunisse no auditório do próprio banco. O deputado Paulo Ramos, que preside a comissão, sabe que foi o BNDES que financiou a venda da Álcalis ao empresário José Carlos Pires, que jamais pagou uma só prestação. O pior é que o BNDES só resolveu cobrar a conta depois que a imprensa denunciou o calote, que até hoje não foi resolvido. Revoltado, Pires entrou na justiça e exigiu indenização ao jornalista que o denunciara, mas, por óbvio, perdeu a questão e teve de pagar os chamados ônus de sucumbência.
Falso prejuízo
O déficit da Previdência é a maior mentira nacional. Existem duas taxas extras para financiá-la: a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), que arrecadam muito mais do que o próprio pagamento mensal feito por trabalhadores e patrões. Traduzindo: na verdade, a Previdência tem superávits todos os anos, como afirma o senador Paulo Paim, que é da base aliada, mas não se deixa enganar. Na verdade, todos os governos têm desviado o dinheiro da Previdência, criminosamente, e alardeia um déficit que não existe.
Um exemplo
Foi jurídica e socialmente exemplar a decisão do desembargador Cláudio de Mello Tavares, da 11ª Câmara Cível, bloqueando as contas e depósitos bancários da Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, para garantir a compra de medicamentos indispensáveis à saúde da paciente Marta Ramos Machado. Ela foi submetida a um transplante renal e faz uso de quatro caixas mensais de Adalat Orus e Antensina. A Prefeitura e a Fundação Municipal de Saúde de Nova Friburgo já tinham sido condenadas a fornecer os medicamentos, mas vinham descumprindo a ordem judicial.
Maldição
A Alemanha, que preside a cúpula do G8 (grupo dos oito países mais ricos), espera que essas nações aceitem uma série de metas e cronogramas fixos para a redução das emissões de poluentes responsáveis pelo aquecimento global. Mas o Canadá já avisou que não aceita tomar partido numa disputa a respeito de mudanças climáticas, dizendo aguardar que se forme um consenso na estratégia para reduzir o aquecimento. Motivo: o Canadá é um dos países mais frios do mundo. Por isso, os canadenses consideram que o aquecimento global é uma benção, embora seja uma maldição criada pelo próprio homem.
Poluição
Cientistas belgas identificaram uma relação entre a poluição e a incidência de infartos agudos do miocárdio. Até então, julgava-se que apenas as doenças respiratórias se agravariam. O pior é que as doenças cardiovasculares - entre as quais o infarto - são uma das principais causas de morte em todo o mundo. E a poluição não cessa...
Aproveitador
O principal investigador da morte da princesa Diana, o comissário John Stevens, anunciou ter "novas testemunhas e provas" sobre o caso, mas evitou dar maiores detalhes "para não atrapalhar a investigação". Na verdade, Stevens é apenas mais um aproveitador, que está lançar um novo livro e ganhar dinheiro às custas da princesa.
Obra de fachada
Em Manaus, o prédio de 12 mil metros quadrados que abriga o Centro de Biotecnologia da Amazônia, inaugurado em 2002, continua com amplos corredores vazios e 14 dos 25 laboratórios fechados, em razão de sucessivos cortes de verbas. Projetado para desenvolver novas tecnologias da biodiversidade da Amazônia, o Centro acaba morrendo de inanição, criminosamente. A situação é semelhante à da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Fundão, cuja obra jamais terminou e os prédios erguidos estão caindo aos pedaços.
Comparação
Para os brasileiros, causa inveja a notícia de que o ministro japonês da Agricultura, Florestas e Pesca, Toshikatsu Matsuoka, sui