A partir desta quinta-feira, a Caixa Econômica Federal reduz, as taxas de juros em suas linhas de financiamento comercial, acompanhando a melhoria dos indicadores econômicos. Com o objetivo de facilitar o acesso da população ao crédito, contribuindo para o crescimento sustentado da economia brasileira, a Caixa aumenta sua participação no mercado e amplia sua base de clientes e de suas carteiras de crédito.
Nas operações de antecipação de 13º salário as taxas de 2,8% ao mês foram para 2,5% ao mês e de 2,84% ao mês para 2,55% ao mês, de acordo com os prazos e valores de cada linha. A taxa mínima praticada no cheque especial (a menor do mercado) cai de 1,85% ao mês para 1,47% ao mês, significando uma redução de 4,66 pontos percentuais ao ano, válida a partir do dia 1º de novembro. Já as taxas de Crédito Pessoal Pré e Bens de Consumo duráveis – BCD serão reduzidas em mais de 1,57 pontos percentuais ao ano, a partir de segunda-feira, dia 22 de outubro. O limite máximo do crédito consignado também sofreu redução de 11,22 pontos percentuais ao ano.
Para pessoa jurídica, a menor taxa será reduzida de 2,44% ao mês para 2,38% ao mês, a partir de segunda-feira, dia 22 de novembro. Nas operações de Capital de Giro no Crédito Especial Empresa , a variação é de 1,65% para 1,55% ao mês. Esta nova taxa também entra em vigor a partir de segunda-feira, 22. No Giro Caixa Instantâneo a redução, de 1,21 ponto percentual ao ano, só estará em vigor a partir de 1º de novembro.
A redução da modalidade de crédito para baixa renda, passou de 2% ao mês para 1,8% ao mês e o prazo de operação de Penhor para 180 dias, válida a partir de segunda-feira. Esta linha de crédito tem taxa definida pelo BACEN em 2% ao mês, mas a Caixa estabeleceu redução em consonância com a expectativa do Governo Federal e de toda a sociedade. Com a ação, a Caixa espera elevação da contratação na operação da ordem de 20% em relação ao realizado em setembro de 2007.
Para este ano, a Caixa espera atingir a marca de R$ 6,5 bilhões para aplicação em penhor. O montante pode representar um crescimento no saldo de até 22% em relação ao ano anterior. A expectativa da instituição é realizar cerca de 10 milhões de contratos, aproximadamente 20% a mais que em 2006. A linha representa 20% dos contratos concedidos na operação de penhor e 13,4% no volume de dinheiro emprestado em relação à operação tradicional. O valor médio de empréstimo é de R$ 238.
Caixa reduz juros de empréstimos para pessoa física e jurídica
Quinta, 18 de Outubro de 2007 às 14:44, por: CdB