O governador Sérgio Cabral viajou para os Estados Unidos, onde irá participar de reuniões e eventos com a participação de empresários norte-americanos e autoridades governamentais. Visitas ao Ministério de Energia dos EUA, em Washington, e encontros com executivos do setor energético e de seguros e resseguros são algumas das atividades agendadas. A idéia é atrair novos investimentos para o estado do Rio. A agenda de compromissos de Sérgio Cabral nos EUA vai até o dia 30 de abril.
Durante a estada nos EUA, o governador manterá contato com empresas que possuem negócios no país. Na lista de empresas incluídas na agenda estão Exxon FedEx, Medtronic, SAIC, Transamerica Insurance, Oracle, Prudentiel, Standard & Poor's e Taylor-deJongh.
- Vamos buscar o fortalecimento das parcerias que já estão em andamento e trabalhar para trazer novos negócios e oportunidades de investimento para o Estado - anunciou Cabral.
O programa da visita começa nesta segunda-feira, por Houston, onde o governador visita o ex-presidente dos EUA George H. W. Bush - pai do atual presidente do país - e participa de um almoço-palestra na BEP 6 (Brazil, Energy and Power 6) - a mais importante conferência brasileira sobre Petróleo e Gás. O encontro contará com a presença de representantes da ANP (Agência Nacional de Petróleo), da Petrobras, entre outras empresas do setor.
Nesta terça-feira, já em Miami, Cabral visita a Medtronic - líder mundial em tecnologia médica. No encontro, cerca de 200 equipamentos hospitalares serão doados ao Estado do Rio pela empresa. No mesmo dia, o governador manterá encontro com representantes do grupo português de negócios Espírito Santo.
Em Washington, na quarta-feira, Cabral será recebido em três diferentes ministérios: Comércio, Relações Exteriores e Energia. Na parte da tarde, se reúne com executivos da SAIC - empresa americana especializada em equipamentos de segurança de alta tecnologia para diferentes áreas, como laboratórios médicos, robótica e sistemas de advertência de Tsunamis.
Na última escala de sua viagem aos EUA, o governador permanece quatro dias em Nova York. Na quinta-feira, o primeiro compromisso de Cabral será na bolsa de valores, a NYSE (New York Stock Exchange), onde acompanhará a abertura do pregão.
No dia seguinte, Cabral participa, ao lado de outros sete governadores, de almoço no Council of Américas. Já na segunda-feira (30/4), o governador participa do Fórum de Desenvolvimento Sustentável. O papel dos governos diante das mudanças climáticas ocorridas no mundo e a diminuição dos impactos causados pelo crescimento econômico ao meio ambiente serão alguns dos temas abordados. Assuntos como as vantagens do etanol e do biodiesel também estarão na pauta.
O programa do Fórum prevê almoço com a presença do ex-presidente Bill Clinton. Também acompanham o governador na viagem aos EUA os secretários de Fazenda, Joaquim Levy; de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio Bueno; de Saúde, Sérgio Côrtes; além do subsecretário de Relações Internacionais, Ernesto Rubarth.