O governador Sérgio Cabral cumpre uma extensa agenda de compromissos em Lisboa, Portugal, nesta terça-feira. Entre eles, um café da manhã com representantes do grupo Pestana, o maior do setor de turismo de Portugal. Também participa de encontro com o ministro dos Negócios Estrangeiros Luís Amado.
À tarde, o governador encontra-se com o presidente de Portugal, Cavaco Silva, no Palácio de Belém. Em seguida, estará presente no evento "O Rio é de vocês", encerrando a noite no pré-lançamento do filme "O primo Basílio", de Daniel Filho, uma adaptação para o cinema da obra de Eça de Queirós.
- Muitas empresas portuguesas têm investido no Brasil, nos setores de telefonia e industrial. São cerca de 12 bilhões de euros aplicados no país nos últimos anos. Precisamos lançar as bases de uma nova etapa de nosso relacionamento, fundamentada em crescentes trocas comerciais, estreito diálogo político, intenso intercâmbio cultural e no aprofundamento dos laços de amizade e cooperação entre nosso povo e instituições - disse Cabral momentos antes de dar início à maratona de encontros.
- A vinda desta missão a Portugal tem o objetivo de aproximar ainda mais empresários portugueses e brasileiros, captando mais recursos e negócios para o Estado - assinalou o governador, que se mostrou otimista em relação ao momento que o país atravessa com uma previsão de crescimento de 4,5% do PIB para este ano e com uma moeda forte e estável.
Nesta segunda-feira, Cabral se encontrou com o primeiro-ministro português, José Sócrates, com quem trocou informações sobre negócios, política e cultura. O governador lembrou da importância dos laços culturais entre os dois países e das comemorações, no ano que vem, do bicentenário da chegada da Família Real portuguesa ao Brasil e a abertura dos portos às Nações Amigas.