Rio de Janeiro, 16 de Fevereiro de 2026

Cabral dá início às obras de siderúrgica em Resende

Terça, 11 de Setembro de 2007 às 07:23, por: CdB

O governador Sérgio Cabral, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, participam nesta terça-feira do lançamento da pedra fundamental da instalação da fábrica da Votorantim Metais no município.

O evento, que acontecerá no terreno da Fazenda Aliança, próximo à ponte do Acesso Oeste - onde será instalada a siderúrgica – contará ainda com a presença do presidente do Conselho de Administração da Votorantim Participações, Carlos Ermírio de Moraes, e do prefeito de Resende, Silvio de Carvalho.

O empreendimento, que tem apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, foi beneficiado pelo programa de incentivo financeiro RioInvest. A previsão é de que a nova unidade vai gerar 2,3 mil empregos na construção e 700 empregos na operação.

- A previsão do início das operações da siderúrgica é 2010. O grupo vai investir R$ 1,1 bilhão, visando produzir aços longos, vergalhões, tarugos, laminados, perfilados e trefilados para o setor de construção civil. A unidade integrará o pólo siderúrgico do Rio, que transformará o estado no maior produtor de artigos siderúrgicos da América Latina – destacou o secretário Julio Bueno.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico acrescenta que, segundo a Votorantim, a unidade terá produção de um milhão de toneladas/ano. Para isso, conta com modernas instalações para aciaria e laminação de aço. A unidade utilizará reciclagem de aço como principal fonte de matéria-prima.

A construção da siderúrgica começará após a concessão de licença ambiental. Na semana passada, chegaram as primeiras máquinas de terraplenagem. A previsão é de que as obras de terraplenagem durem três meses.

Tags:
Edições digital e impressa