O governador Sérgio Cabral assina nesta quarta-feira o projeto de lançamento da candidatura do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016. A cerimônia será realizada no Palácio Guanabara, sede do Governo, e contará com a participação do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, do secretário do Turismo, Esporte e Lazer, Eduardo Paes.
Após o bom desempenho da cidade durante a realização dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, atestado por atletas e dirigentes esportivos do Brasil e do exterior, o prefeito do Rio, Cesar Maia decidiu crir nesta terça-feira uma secretaria para cuidar da candidatura da cidade para sediar as Olimpíadas de 2016 - a Secretaria Especial dos Jogos Olímpicos de 2016.
Inicialmente, a secretaria funcionará como um núcleo, articulando-se com as demais secretarias da Prefeitura, que cederão pessoal experimentado no Pan Rio 2007 para seu funcionamento.
Também em função do sucesso do Pan, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) entregou na terca-feira ao presidente da Fifa, Joseph Blatter, em Zurique, a proposta para o Brasil sediar a Copa 2016. A cerimonia contou com a presença de Romário e do escritor Paulo Coelho como "embaixadores" da candidatura.