O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, vetou nesta quarta-feira um projeto de lei que previa a redução das restrições para pesquisas com células-tronco financiadas pelo governo.
Ele também emitiu uma ordem executiva que estimula cientistas a focar seus trabalhos em pesquisas que não usem células-tronco de embriões humanos.
Bush disse que os avanços científicos devem ser perseguidos de forma que "se respeite a dignidade humana e se mantenha nossos valores morais".
Apesar da maioria no Congresso, os democratas provavelmente não terão votos suficientes para rejeitar o veto de Bush.
Este veto é o terceiro do tipo emitido por Bush durante seu governo. Em 2006, ele vetou um projeto de lei semelhante.
O outro veto, deste ano, foi para impedir uma lei que condicionaria o financiamento para tropas americanas no Iraque a um prazo para retirada.
Os democratas argumentam que restrições em pesquisa de células-tronco estão impedindo progressos vitais na medicina. Já críticos desse tipo de pesquisa argumentam que são contra a destruição de embriões humanos no processo.
Bush tem afirmado que o uso de dinheiro dos contribuintes para pesquisa com células-tronco de embriões humanos "ultrapassa a linha moral".
- Nosso espírito inovador está tornando possíveis avanços incríveis na medicina que podem salvar vidas e curar doenças -, disse Bush, em uma coletiva de imprensa na Casa Branca, que contou com a presença de cientistas e pacientes que foram tratados com terapias sem o uso de células-tronco.
- A América também é uma nação fundada no princípio de que a vida humana é sagrada. E nossa consciência nos chama para perseguir possibilidades de ciência de forma que se respeite a dignidade humana e se mantenha nossos valores morais -, completou.
Células-tronco são células imaturas, criadas logo após a concepção, que têm a capacidade de se transformar em qualquer tipo de tecido do corpo.
Cientistas esperam poder usar células-tronco de embriões humanos congelados para curar tecidos afetados por doenças ou lesões. Segundo eles, esse tipo de pesquisa pode ser eficiente para tratar doenças como Alzheimer e Parkinson.
Bush veta projeto que estimula pesquisa com células-tronco
Quarta, 20 de Junho de 2007 às 16:52, por: CdB