A captura do ex-ditador iraquiano Saddam Hussein, derrubado em abril, constitui uma ótima notícia para o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, em momentos em que a situação no Iraque era considerada como o maior obstáculo a sua reeleição, em novembro de 2004.
- A captura de Saddam Hussein era essencial para que surja um Iraque livre - declarou Bush.
- O ex-ditador enfrentará agora a justiça que negou a milhões de pessoas - comemorou o presidente norte-americano.
Sete meses depois do discurso do 1º de maio, no qual Bush anunciou o fim das principais operações militares no Iraque, a captura de Saddam Hussein constitui um grande sucesso para a coalizão. Bush aparece agora em boa posição para garantir uma reeleição que seu pai não conseguiu em seu tempo.
A popularidade do presidente americano está aumentando, depois de passar por uma depressão, e deve crescer ainda mais com a captura de Saddam Hussein.
Uma pesquisa de Gallup para o jornal 'USA Today' realizada no início do mês de dezembro revelou que Bush juntava 55% de aprovação, contra 50% em meados de novembro. 48% dos entrevistados disseram que votariam pela reeleição do presidente republicano, contra 46% em outubro.
O presidente e sua equipe de estrategos liderada por Karl Rove promoveram de forma habilidosa golpes de efeito, como por exemplo a curta visita supresa de Bush em Bagdá no Dia de Ação de Graças.
Os fundos de campanha de Bush alcançaram um nível recorde, e seus promotores esperam contar com 200 milhões de dólares para iniciar uma grande campanha de propaganda, quando ele será designado candidato oficial do Partido Republicano durante a convenção de Nova York, prevista para o mês de setembro de 2004.
A convenção foi agendada para coincidir com o aniversário dos atentados terroristas contra as Torres Gêmeas de Nova York. Enquanto George Bush pai teve de enfrentar Ross Perot para a investidura republicana em 1992, Bush filho está quase certo de ser imbatível dentro de seu partido.
Pesquisas recentes apontaram uma vantagem de Bush sobre seus adversários democratas, cujo principal é atualmente Howard Dean. Alguns pré-candidatos democratas destacaram que a prisão de Saddam Hussein deveria ser um motivo para conseguir uma maior cooperação internacional no Iraque.
- É uma grande oportunidade para que Bush mude de tática, e alivie o peso da ocupação dos Estados Unidos, de nossos soldados, incentivando um maior envolvimento da comunidade internacional - declarou o senador John Kerry à Fox News.
- Saddam e seus filhos já não representam mais perigo. Esta é uma oportunidade para o mundo de participar do futuro do Iraque - acrescentou.
- Temos de fazer todo o possível para que a ONU, a OTAN e outros membros da comunidade internacional se comprometam com esta campanha - concordou Howard Dean.
Apesar do anúncio da captura do ex-ditador, os 130 mil soldados norte-americanos no Iraque continuam sofrendo ataques diários. As armas de destruição em massa, cuja existência constituiu a justificação da guerra, ainda não foram encontradas, e os democratas acusam o governo de Bush de ter mentido à opinião pública americana sobre os verdadeiros motivos da invasão do país árabe, iniciada em 20 de março.
Bush se fortalece antes da eleição com a captura de Saddam
Segunda, 15 de Dezembro de 2003 às 03:54, por: CdB