Rio de Janeiro, 13 de Agosto de 2026

Bush: Saddam não pode ser capturado em 100 dias

Sábado, 09 de Agosto de 2003 às 09:02, por: CdB

O presidente norte-americano, George W. Bush, afirmou hoje que cem dias não são suficientes para acabar com a herança de Saddam Hussein, embora depois de sua queda tenham havido progressos no Iraque.

- Cem dias não são suficientes para acabar com a terrível herança de Saddam Hussein. Há um trabalho difícil e perigoso que nos espera e que exigirá tempo e paciência - acentuou o mandatário em seu programa de rádio semanal.

"A sexta-feira marcou o centésimo dia desde o fim das principais operações militares no Iraque", lembrou Bush em seu pronunciamento, gravado em seu rancho de Crawford (Texas, Centro-Sul), aonde passa suas férias.

- Para os Estados Unidos e seus aliados da coalizão, são cem dias de progressos de forma regular e de ações decisivas contra os últimos redutos do antigo regime. E para o povo iraquiano, foi um período sem precedente na história do país, uma época de mudanças e de esperanças crescentes depois de décadas de tirania - afirmou.

Bush enumerou os progressos, em particular a criação de uma força policial, a reabertura dos bancos e o próximo lançamento de uma nova moeda, assim como a reativação da produção de petróleo.

- Dia a dia o Iraque evolui para uma sociedade livre e de funcionamento normal, da qual seu povo foi privado por muito tempo - concluiu o presidente.

Tags:
Edições digital e impressa