O presidente norte-americano, George W. Bush, afirmou hoje que cem dias não são suficientes para acabar com a herança de Saddam Hussein, embora depois de sua queda tenham havido progressos no Iraque.
- Cem dias não são suficientes para acabar com a terrível herança de Saddam Hussein. Há um trabalho difícil e perigoso que nos espera e que exigirá tempo e paciência - acentuou o mandatário em seu programa de rádio semanal.
"A sexta-feira marcou o centésimo dia desde o fim das principais operações militares no Iraque", lembrou Bush em seu pronunciamento, gravado em seu rancho de Crawford (Texas, Centro-Sul), aonde passa suas férias.
- Para os Estados Unidos e seus aliados da coalizão, são cem dias de progressos de forma regular e de ações decisivas contra os últimos redutos do antigo regime. E para o povo iraquiano, foi um período sem precedente na história do país, uma época de mudanças e de esperanças crescentes depois de décadas de tirania - afirmou.
Bush enumerou os progressos, em particular a criação de uma força policial, a reabertura dos bancos e o próximo lançamento de uma nova moeda, assim como a reativação da produção de petróleo.
- Dia a dia o Iraque evolui para uma sociedade livre e de funcionamento normal, da qual seu povo foi privado por muito tempo - concluiu o presidente.