Os presidentes dos Estados Unidos e da China, George W. Bush e Hu Jintao, conversaram pelo telefone sobre a crise em torno do programa nuclear da Coréia do Norte.
O porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan, disse que os dois líderes concordaram que as negociações multilaterais, envolvendo seis países, ainda eram a melhor forma de convencer os norte-coreanos a suspender as suas atividades nucleares.
Os norte-coreanos, no entanto, abandonaram as negociações, alegando que Washington tem de mudar o que chamou de política hostil para o país.
Se o governo norte-coreano se recusar a voltar às negociações, os Estados Unidos poderão levar a questão ao Conselho de Segurança da ONU, o que poderia resultar em sanções contra o país.
- Nós vamos consultar os nossos aliados sobre quais devem ser os próximos passos - disse uma fonte do governo americano.