O presidente norte-americano, George W. Bush, disse nesta quarta-feira que os comandantes dos Estados Unidos provavelmente poderão medir, até setembro, se o aumento de tropas no Iraque está ou não tendo sucesso.
Bush fez o comentário em entrevista ao Charlie Rose Show, do Public Broadcasting System, um dia depois de um caminhão-bomba matar nove soldados dos EUA no Iraque, no pior ataque por terra às forças norte-americanas desde a invasão em 2003.
O presidente disse que o general do Exército David Petraeus, principal comandante norte-americano no Iraque, acredita que ainda é muito cedo para avaliar completamente o impacto do comprometimento de tropas adicionais, principalmente em Bagdá, porque somente cerca da metade dos novos soldados já chegaram ao país.
- Acho que (Petraeus) lhe dirá em setembro que pode ter uma boa sensação se (o aumento das tropas) fez ou não sentido -, disse ao ser questionado se uma revisão seria realizada.
O governo tem evitado informar por quanto tempo pretende manter a força expandida, de cerca de 160 mil soldados, incluindo os cerca de 30 mil determinados por Bush em janeiro.
Bush diz que sucesso no Iraque poderá ser medido até setembro
Quarta, 25 de Abril de 2007 às 07:50, por: CdB