Rio de Janeiro, 01 de Janeiro de 2026

Bush diz que redução da tarifa sbre o álcool 'não vai acontecer'

Sexta, 09 de Março de 2007 às 16:54, por: CdB

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, deixou o país às 18h39 desta sexta-feira, a bordo do AirForce One com destino ao Uruguai, onde dá continuidade ao seu programa de viagem pela região. Bush não atendeu à principal reivindicação brasileira aos EUA que é a redução da tarifa cobrada sobre o álcool exportada ao mercado norte-americano.

- Isso não vai acontecer (reduzir a tarifa). Ela permanecerá até 2009 e depois disso o Congresso dará um jeito -, respondeu ele ao ser questionado se havia sido convencido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a derrubar a sobretaxa

Os EUA cobram hoje uma taxa de 0,54 centavos de dólar por galão sobre o álcool vendido pelo Brasil, além de 2,5% de impostos alfandegários. Os produtores brasileiros querem derrubar a tarifa para ampliar as exportações para os EUA com o barateamento do custo do álcool.
 
Lula disse que o assunto ainda depende de muita negociação entre os dois países.

- Não acho que um país vai abrir mão das coisas que protegem seu comércio porque um outro está pedindo. Esse é um processo de convencimento, de muita conversa e vai chegar um dia que essa conversa vai amadurecer e chegar num denominador comum que vai permitir um acordo -, afirmou Lula.

Tags:
Edições digital e impressa