O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, lamentou nesta terça-feira, na Casa Branca, a rejeição do pacote do governo para salvar a economia norte-americana. Ele disse que estava desapontado com o resultado da votação sa última seguda-feira na Câmara, mas garantiu que o processo de negociação em busca de uma legislação para resolver o problema vai continuar.
- Eu garanto aos cidadãos de todo o mundo que este não é o fim do processo legislativo - afirmou.
Bush reconheceu que o processo legislativo é complicado e que o voto dos congressistas é difícil.
- Muitos deles não gosta do fato de a nossa economia ter chegado a esse ponto, e eu entendo isso. Mas a realidade é que estamos em uma situação urgente, e as conseqüências vão piorar a cada dia se não agirmos - alertou.
O presidente norte-americano admitiu que os US$ 700 bilhões previstos no pacote do governo são uma quantia expressiva, mas segundo ele pode ser justificado pelo tamanho do problema.
Segundo Bush, a queda nos mercados financeiros registrada ontem tem impacto direto nos fundos de pensões, planos de previdência e na poupança dos americanos.
O presidente norte-americano disse que representantes do governo vão conversar hoje com líderes do Congresso para buscar uma alternativa para o projeto apresentado pelo governo que possa ser aprovada pelos parlamentares.
- Nossa economia está dependendo de uma decisão do governo. Quanto mais rápido resolvermos o problema, mais rápido poderemos recuperar o crescimento e a criação de empregos - defendeu.