O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, em seu discurso nesta quinta-feira às 21h (22h em Brasília) deve anunciar uma redução do contingente americano no Iraque, com a retirada de cerca de 30 mil militares até metade de 2008, iniciativa que reduzirá o efetivo dos EUA no país a aproximadamente 130 mil.
Bush também deve dizer que 5.700 combatentes devem voltar aos EUA até dezembro deste ano. Desta maneira, o discurso adotará as recomendações feitas pelo comandante das forças americanas no Iraque, general David Petraeus, ao Congresso dos Estados Unidos nesta semana.
As informações foram obtidas pela CNN por fontes anônimas da Casa Branca.
O presidente deve rejeitar os pedidos de deixar o Iraque imediatamente, feitos em grande parte pela bancada democrata do Congresso americano e que tem partidários de peso, como o senador democrata Barack Obama, pré-candidato à presidência americana. Neste item, Bush dirá que o Iraque necessita de uma relação duradoura com os EUA.
Bush deve afirmar que a estabilização no Iraque é essencial para a segurança dos americanos.
O presidente dos EUA também deve propor uma conciliação com opositores. No entanto, o presidente, que se reuniu na última terça-feira com congressistas, deve enfrentar oposição. O conteúdo de seu discurso foi anunciado naquele dia por meios de comunicação e a resposta democrata foi de que o plano do presidente não muda o essencial da política para o Iraque.
Bush deve anunciar redução de contingente do Iraque na televisão
Quinta, 13 de Setembro de 2007 às 18:14, por: CdB