Rio de Janeiro, 05 de Setembro de 2026

Bush apóia China em disputa com Taiwan

Terça, 09 de Dezembro de 2003 às 15:22, por: CdB

O presidente americano, George W. Bush, disse ser contra a realização de um referendo por parte de Taiwan, como pretende o presidente da ilha, Chen Shui-bian.

A declaração de Bush foi feita após ele ter se encontrado na Casa Branca com o primeiro-ministro da China, Wen Jiabao.

-Nós nos opomos a qualquer decisão unilateral da China ou de Taiwan que mude o status quo e os comentários e ações do líder de Taiwan indicam que ele pode estar disposto a mudar o status quo - algo a que somos contários- disse Bush, ao lado do premiê da China.

O referendo estava previsto para março. Na votação, a população taiwanesa responderia se mísseis chineses voltados em direção à ilha deveriam ser removidos.

Independência

Acredita-se que o referendo possa ser um primeiro passo para que Taiwan declare a sua independência da China.

"A política do governo dos Estados Unidos é a de uma única China", afirmou Bush.
O premiê chinês elogiou a posição do governo americano.

"Nós apreciamos muito a posição seguida pelo presidente Bush, em relação aos recentes acontecimentos em Taiwan, onde vem se tentando recorrer a um referendo como uma desculpa para se chegar à independência de Taiwan", disse Wen Jiabao.

O premiê afirmou que buscará uma unidade pacífica entre a China continental e Taiwan enquanto houver um "lampejo de esperança".

O governo da China considera Taiwan uma província rebelde.

Tags:
Edições digital e impressa