O presidente americano, George W. Bush, anunciou nesta segunda-feira que os Estados Unidos pretendem realizar investimentos milionários na América Latina nos setores de educação, saúde e moradia.
De acordo com Bush, os Estados Unidos pretendem ampliar um programa de moradia que já destinou mais de US$ 100 milhões para que famílias de México, Brasil e Chile possam conseguir financiamento para suas moradias. A expansão prevê um gasto adicional de US$ 385 milhões.
Segundo o presidente americano, isso "ajudaria milhares de pessoas em nossa vizinhança a cumprir o sonho de ter uma casa própria". O pronunciamento de Bush ocorreu em um evento realizado nesta segunda-feira, em Washington, na sede da Câmara Hispânica de Comércio dos Estados Unidos.
Durante o evento, Bush lembrou que, na quinta-feira, ele e a mulher, Laura, iniciarão "uma viagem a Brasil, Uruguai, Colômbia, Guatemala" e acrescentou, em espanhol, "y por fin, México", arrancando risos da platéia.
Segundo Bush, os países que integram sua visita são nações que "fazem parte de uma região que deu passos largos rumo à liberdade e à prosperidade". De acordo com o presidente americano, esses países "ergueram novas democracias e adotaram e aprimoraram políticas fiscais que trazem prosperidade".
Em um pronunciamento entremeado de palavras em espanhol, o presidente americano disse que "apesar dos avanços, dezenas de milhões no nosso hemisfério continuam presos na pobreza".
- Minha mensagem para "trabajadores e campesinos" é: vocês contam com um amigo nos Estados Unidos -, acrescentou.
Bush disse que pediu à secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, que o acompanhará na viagem, e ao secretário do Tesouro, Henry Paulson, que desenvolam um mecanismo que melhore a capacidade de bancos americanos e locais para dar empréstimos a pequenos empresários da América Latina.
O presidente dos Estados Unidos afirmou ainda que vai enviar um navio médico da Marinha para países da América Latina e do Caribe. Os profissionais que estarão a bordo atenderão a 85 mil pacientes em Belize, Guatemala, Panamá, Nicarágua, El Salvador, Peru, Equador, Colômbia, Haiti, Trinidad e Tobago, Guiana e Suriname e farão até 1,5 mil cirurgias.
Bush destacou ainda inciativas para garantir a probidade administrativa na região, por meio do programa Milleninum Challenge Accounts (MCA), que oferece assistência financeira a nações em desenvolvimento que demonstram transparência e utilização eficiente de recursos em suas gestões.
O presidente americano também disse que a Casa Branca vai sediar nos próximos meses uma conferência reunindo países latino-americanos e nações do hemisfério norte para debater o envio de ajuda econômica e o fortalecimento da sociedade civil em todo o hemisfério ocidental. De acordo com Bush, o evento reunirá representantes do setor privado, organizações não-governamentais, grupos assistenciais e entidades religiosas.
O presidente americano afirma que a idéia é "compartilhar experiências para encontrar formas eficazes de construir instituições fortes e uma sociedade civil sólida".
Bush anuncia pacote de investimentos na América Latina
Segunda, 05 de Março de 2007 às 19:45, por: CdB