David Hempleman-Adams bateu na última terça-feira o recorde de altitude ao atingir mais de 12,8 quilômetros a bordo de um balão com a cesta descoberta.
- Foi um sucesso - comentou o explorador, em Greeley Colorado, onde descansava em um hotel após a performance.
- Estive trabalhando desde as quatro da manhã. Estou muito cansado, mas feliz - acrescentou o balonista, de 46 anos, que recentemente completou sua façanha como a primeira pessoa a cruzar sozinho o Atlântico a bordo desse tipo de balão e aterrissou na Grã-Bretanha, após sobreviver à turbulência gerada pela passagem do Concorde sobre o oceano.
Na missão de terça-feira, o britânico Hempleman-Adams, pai de três filhas, teve de vencer as temperaturas extremas.
- Fazia muito, muito frio - contou, acrescentando que 'foi difícil obter oxigênio'.
- O vôo aconteceu esta manhã. Foi bem-sucedido. Com base em vários indicativos, podemos dizer que batemos o recorde - garantiu o diretor do vôo, Tim Cole.
- O balão partiu esta manhã às 06h (10h de Brasília) de Greely, Colorado, e aterrissou duas horas depois em Akron, no mesmo Estado - disse Cole.
O recorde anterior era de Per Axel Lindstrand, que em 1996 alcançou os 10,85 quilômetros de altitude.
Britânico bate recorde de altitude com balão
Terça, 23 de Março de 2004 às 23:47, por: CdB