Rio de Janeiro, 29 de Janeiro de 2026

Bresser: bancos estão na lista das empresas mais acionadas na Justiça do Rio

Terça, 12 de Junho de 2007 às 15:17, por: CdB

Das dez empresas mais processadas nos juizados especiais do Rio de Janeiro, em maio deste ano, seis são bancos. A informação foi divulgada pelo Tribunal de Justiça fluminense, que apresentou como motivo a corrida dos poupadores ao Judiciário para pedir ressarcimento pelas perdas do Plano Bresser, de junho de 1987.

Pela primeira vez, desde 2004, a operadora de telefonia Telemar perdeu a primeira posição, deixando o lugar para o Itaú, com 4.873 novas ações. O banco privado assumiu as contas dos servidores públicos do estado ao comprar o Banco do Estado do Rio de Janeiro (Banerj).

Além do Itaú, também figuram na lista das dez empresas mais acionadas o banco Bradesco, em terceiro lugar, com 2.854 processos; o Banco do Brasil, em quinto lugar; o Unibanco, em sétimo lugar, e o ABN e HSBC, em nono e décimo, respectivamente.

Em 1987, o Plano Bresser modificou o indexador da poupança resultando em perdas financeiras para milhares de pessoas que tinham dinheiro aplicado nesse tipo de fundo. No último dia 31 de maio, encerrou-se o prazo de 20 anos para que os poupadores entrassem na Justiça e tentassem o ressarcimento, o que ocasionou uma corrida ao Judiciário contra os bancos.

Segundo o Tribunal de Justiça, com o fim do prazo para recorrer à Justiça, a lista de junho deverá voltar a ser padrão, sem a grande quantidade de bancos liderando as ações.

Tags:
Edições digital e impressa