Brasília irá sediar o Mundial de 2008 de Futsal e o Ginásio Nilson Nelson será o palco principal da primeira fase. A cidade vai receber o sorteio dos quatro grupos, em agosto do ano que vem, e a abertura da competição, assim como os outros dois jogos da badalada Seleção Brasileira, pentacampeã mundial e uma das favoritas ao título. O pacote candango tem um total de 12 jogos da primeira fase, de 4 a 10 de outubro, como sede de dois grupos — Jaraguá (SC) vai hospedar as outras duas chaves. A cidade catarinense divide as fases eliminatórias com o Rio de Janeiro, local das etapas finais.
A confirmação de Brasília como sede do Mundial saiu, na quinta-feira, com o sinal verde do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM). O governador e o secretário de esportes, Aguinaldo de Jesus, receberam o comando da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS). A capital era uma das cinco candidatas na briga pelas três vagas finais — Fortaleza e Goiânia foram as duas excluídas da lista final.
As principais exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa) são parecidas com as da Copa do Mundo, como rede hoteleira, transporte e segurança. No caso do Futsal, o mais importante será a adaptação do ginásio, com a capacidade oficial de 26 mil, bem acima do mínimo de 10 mil lugares. A reforma inclui troca do piso e ajustes no vestiário, entre outros, em valores não divulgados.
No Futsal, o Brasil vai tentar em 2008 recuperar o domínio perdido para a Espanha, atual bicampeã mundial (Guatemala-2000 e Taiwan-2004). A Seleção Brasileira é a recordista de títulos, com cinco, três deles reconhecidos pela Fifa — a entidade não promoveu os torneios anteriores a 1989.
O Brasil é o único país com vaga confirmada no Mundial do ano que vem. No mesmo modelo do futebol de campo, a Espanha, atual bicampeã, também terá de disputar as eliminatórias. No aquecimento para a competição, o público brasiliense vai receber outro presente antecipado: nos dias 12 e 13 de setembro, a Seleção Brasileira faz dois amistosos com a Seleção da Geórgia no Nilson Nelson.
Brasília será sede do Mundial de 2008 de Futsal
As principais exigências da Federação Internacional de Futebol (Fifa) são parecidas com as da Copa do Mundo, como rede hoteleira, transporte e segurança. No caso do Futsal, o mais importante será a adaptação do ginásio, com a capacidade oficial de 26 mil, bem acima do mínimo de 10 mil lugares. A reforma inclui troca do piso e ajustes no vestiário, entre outros, em valores não divulgados. (Leia Mais)
Sexta, 21 de Setembro de 2007 às 09:08, por: CdB