Rio de Janeiro, 23 de Setembro de 2026

Brasília realiza jornada em Defesa da Reforma Agrária

Segunda, 04 de Julho de 2011 às 15:39, por: CdB

OFórum do Distrito Federal e Entorno pela Reforma Agrária e Justiça no Campodará início logo mais, às 19h, ao Acampamento – Jornada do Campo e Cidade emDefesa da Reforma Agrária e pelo Desenvolvimento Rural Sustentável em Brasília(região Centro-Oeste do Brasil). Durante a jornada, o Fórum fará umasolicitação ao governo para a realização de uma audiência pública sobre o temaem discussão.

Até odia 8, os trabalhadores (as) poderão participar das conferências e palestrassobre diversos assuntos relacionados à questão agrária. O acampamento aconteceno Ginásio Nilson Nelson, Asa Norte de Brasília, Distrito Federal, e a aberturacontará com um ato ecumênico.

Oevento deve agregar cerca de 1.200 participantes, segundo José Vaes Parente,membro do Fórum. "Os participantes estão vindo em delegações de quase todos oslados do estado para cobrar as promessas feitas em campanha pelo atual governoe garantir que sejam cumpridas”, afirmou.

"É aprimeira vez que o Fórum realiza uma atividade desse porte e com isso pretendesensibilizar o Governo Federal e Estadual para que cumpram com as promessasfeitas em campanha, principalmente a pauta da forma agrária, tão desejada pormilhões de trabalhadores e trabalhadoras nesse país”, acrescentou JoaquimRodrigues, também integrante do Fórum

Oativista completou afirmando que "as terras do Distrito Federal devem serdestinadas para a reforma agrária e produção de alimentos”. Para ele, a criaçãode uma Secretaria de Desenvolvimento Agrário poderia encaminhar todas essaspautas.

O acampamentopretende ser um espaço de várias manifestações de trabalhadores e trabalhadorasdo campo e da cidade, que irão refletir juntos sobre os rumos das políticasagrárias do estado e a luta pela Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural. Outroobjetivo do evento é ser um espaço de denúncias, como invasões de terraspúblicas e desigualdade agrária.

Aprogramação contará com conferências sobre "Realidade agrária do DF e Entorno ePerspectivas”; "Meio Ambiente: Agrotóxico x Alimento Saudável – CódigoFlorestal”; "Papel do Estado (GDF) e dos movimentos sociais do campo ante aefetivação do Programa Novo Caminho, acrescidas das propostas aprovadas na 1ªConferência sobre Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário” e um painelsobre "Políticas públicas transversais de provimento dos direitos fundamentaisdo homem e da mulher do campo e suporte à organização social e políticas dascomunidades rurais”. No dia 8, haverá um debate sobre: Políticas para Mulheres;Políticas para jovens; Educação e Cultura; Saúde.

Leiaa programação completa aqui: http://www.cutdf.org.br
Tags:
Edições digital e impressa