Cerca de 200 brasileiros foram ao Palácio Real da Suécia saudar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Estocolmo, na manhã desta terça-feira. Seguindo uma tradição oferecida aos chefes de Estado, Lula chegou ao pátio do palácio de carruagem, acompanhado pelo Rei Carlos XVI Augusto. Na segunda carruagem, a primeira-dama Marisa Letícia e a Rainha Sílvia, que é filha de pai alemão e mãe brasileira.
Entre os compromissos do dia constavam almoço e jantar oferecidos pelo casal real, além de uma visita ao primeiro ministro Fredrik Reifeldt. Lula permanece em Estocolmo pouco mais de 28 horas. Na programação, está prevista a assinatura de acordos bilaterais nas áreas de comércio, pesquisa e serviços.
A exemplo do que ocorreu com empresários da Finlândia, o governo brasileiro vai convidar os suecos a uma parceria no PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento. Nesta quarta, a comitiva participa da abertura do seminário empresarial Brazil Day, com a presença do Rei da Suécia e de empresários dos dois países. O comércio entre Brasil e Suécia gerou negócios de US$ 1,4 bilhão, em 2006.