Em Nova York, um em cada 10 habitantes é brasileiro e dois terços destes brasileiros vêm de Poços de Caldas, em Minas Gerais, de acordo com estimativas da prefeitura e do consulado brasileiro.
- Eles transformaram a cidade. Lojas brasileiras tomaram conta da área comercial. Escolas públicas contrataram professores e funcionários que falam português. A língua pode ser ouvida nas ruas em toda a cidade - publicou o The New York Times sobre a cidade americana de Mount Vernon, no Estado de Nova York.
Segundo a reportagem, não foi só Mount Vernon que sofreu transformações ao longo dos anos com a chegada dos brasileiros eles também transformaram sua cidade natal no Brasil, injetando milhões de dólares na sua economia, ajudando a pagar por novas casas e negócios lá.
As estimativas não-oficiais são de que os brasileiros, que são donos de pequenos negócios ou trabalham como operários, eletricistas e carpinteiros, enviam cerca de US$ 800 mil para o Brasil todo mês. A reportagem informa que a prefeitura já contratou uma brasileira para se aproximar da comunidade e que ela já está trabalhando para fazer com que os brasileiros sejam ouvidos em Mount Vernon.