As autoridades colombianas capturaram na quarta-feira o brasileiro Michael Cuello Souza, acusado de pertencer às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Souza teria participado, com a guerrilha, de um ataque que matou 37 militares em junho de 2001, informaram os organismos de inteligência.
Além disso, Souza teria participado, com traje camuflado e armado com um fuzil, das falidas negociações de paz que o governo do ex-presidente colombiano Andrés Pastrana manteve com as Farc em uma zona de 42 mil quilômetros quadrados, duas vezes o tamanho de El Salvador, que cedeu aos rebeldes no sudoeste do país.
As autoridades militares e policiais entregaram fotos nas quais se observa Souza uniformizado e armado no território que serviu de sede às negociações de paz, que falharam em 2002.
A captura do brasileiro, conhecido como Isauro, aconteceu em Inirida, capital do departamento de Guainia, na fronteira com a Venezuela, 700 quilômetros a leste de Bogotá.
De acordo com as autoridades militares e policiais, o brasileiro teria se incorporado às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em 2000. Ele tem uma ordem de captura por rebelião.
A Colômbia enfrenta um violento conflito interno de mais de quatro décadas e que custa milhares de vidas ao ano.
As Farc já haviam dito no passado que entre seus 17 mil combatentes havia vários estrangeiros, mas não revelou números nem as nacionalidades.
Brasileiro suspeito de pertencer às Farc é preso na Colômbia
Quinta, 05 de Abril de 2007 às 13:45, por: CdB