Com um excelente desempenho da goleira Chana, a seleção brasileira feminina de handebol derrotou Cuba por 30 a 17 e conquistou na manhã deste sábado a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. O resultado classificou o time para a Olimpíada de Pequim, no ano que vem.
O título no Rio de Janeiro é o terceiro seguido do time feminino de handebol do Brasil no Pan. È a primeira vez que uma equipe brasileira de esporte coletivo conquista um tricampeonato consecutivo nos Jogos. O basquete masculino pode igualar o feito se vencer no Rio.
Na decisão diante de Cuba, o Brasil contou com o grande apoio da torcida, que lotou o Pavilhão 3 do Riocentro. Mesmo assim, as caribenhas deram um pouco de trabalho no início da partida, que acabou tensa após a expulsão de Duran e um bate-boca entre as jogadoras.
A festa na arquibancada começou antes do apito final. Já na metade do segundo tempo a torcida gritava "olé", "é campeão" e "cadê Cuba?", além de cantar o hino nacional. Festa que foi maior após a exclusão da cubana Duran após uma falta dura. O lance ocasionou uma pequena discussão entre as jogadoras, mas não acabou com o brilho da vitória brasileira.