Rio de Janeiro, 13 de Fevereiro de 2026

Brasil perde para a Holanda e dá adeus ao título

A seleção brasileira feminina de vôlei amargou, na madrugada desta sexta-feira, a segunda derrota consecutiva no Grand Prix. O time verde e amarelo, que vinha de derrota para a Rússia no dia anterior, entrou em quadra na cidade chinesa de Ningbo e caiu diante da Holanda por 3 sets a 2. (Leia Mais)

Sexta, 24 de Agosto de 2007 às 08:06, por: CdB

A seleção brasileira feminina de vôlei amargou, na madrugada desta sexta-feira, a segunda derrota consecutiva no Grand Prix. O time verde e amarelo, que vinha de derrota para a Rússia no dia anterior, entrou em quadra na cidade chinesa de Ningbo e caiu diante da Holanda por 3 sets a 2. Para piorar a situação, as representantes nacionais viram as adversárias manterem o 100% de aproveitamento na fase final e dispararem na liderança, com seis pontos.

A partida foi bastante equilibrada até o tie-break. No set de desempate, porém, o Brasil voltou a mostrar a inconsistência apresentada diante das russas e foi facilmente dominado. Melhor para as holandesas, que após 1h48 de disputa conseguiram as parciais de 19/25, 25/19, 25/23, 23/25 e 15/8 .

A derrota culminou na queda das atuais bicampeãs na tabela de classificação da etapa final. Com uma vitória e duas derrotas, o Brasil caiu para a terceira colocação com quatro pontos. A Holanda, por sua vez, lidera com seis – um a mais do que a Rússia.

Apesar do revés brasileiro, a principal pontuadora da partida foi a oposto Sheilla, que converteu 20 pontos (17 em ataques e outros três em bloqueios). Outra que esteve bem foi a ponteiro Paula Pequeno, responsável por 16 pontos – as duas únicas da equipe que derrubaram pelo menos 15 bolas.

O técnico José Roberto Guimarães minimizou a derrota e elogiou as vencedoras.

- Em primeiro lugar, parabenizo a Holanda pela vitória. É um grupo que tem realizado uma grande campanha nesta fase final, fruto de muita dedicação - analisou, e logo depois a levantadora Carol Albuquerque manteve a toada do comandante:

- Foi uma partida foi de altos e baixos. Buscamos a vitória no quarto set e levar a partida para o tie-break, mas não . Mas não conseguimos parar as jogadas de meio da Holanda, com a Ingrid Visser.

Brasil e Holanda já haviam se enfrentado duas vezes ao longo deste mês, pela etapa eliminatória do Grand Prix. Nas duas ocasiões, as atletas nacionais haviam vencido as duas, em Verona e Tóquio, por 3 sets a 0.

Os dois times entram em campo novamente neste sábado, para a penúltima partida da competição. As brasileiras tentam a recuperação às 8h30 (de Brasília) diante da Itália, enquanto as holandesas medem forças com a lanterna Polônia, que ainda não venceu na etapa final. Se a Holanda vencer, aliás, o Brasil não tem mais chances matemáticas de chegar ao heptacampeonato do Grand Prix.

Tags:
Edições digital e impressa