A candidatura do Rio de Janeiro para sediar a Olimpíada de 2016 será apresentada no dia 13 de setembro. A informação foi dada, na segunda-feira, pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, durante entrevista coletiva. Esta é a data estipulada pelo Comitê Olímpico Internacional para receber todas as propostas. A cidade vencedora será anunciada no dia 2 de outubro de 2009 durante a realização da 121ª Sessão do Comitê Executivo do COI, que acontecerá em Copenhagen, na Dinamarca.
Além do Rio de Janeiro, Chicago, nos Estados Unidos, Madri, na Espanha, Praga, capital da República Tcheca, Doha, a capital do Qatar, e Tóquio, capital do Japão, demonstraram interesse em lançar candidaturas. Esta será a terceira vez que o Brasil tenta sediar as Olimpíadas: a cidade perdeu os Jogos de 2004, que foram em Atenas, na Grécia; e os de 2012, que serão realizados em Londres, na Inglaterra.
— O prazo de inscrição termina no dia 13 de setembro deste ano. Até lá o Rio vai apresentar as cartas necessárias para esta apresentação. Teremos um mês e meio para arrumar tudo isso. O prefeito César Maia já assinou a carta comigo e há o apoio do Governo Federal. O presidente da Odepa (Mario Vázquez Raña, que também é integrantes do Comitê Olímpico Internacional) considera que o Rio deve ser candidato e que será uma das cidades com chances. Estou muito animado —, disse Nuzman.
No projeto que será entregue ao COI, o Comitê Olímpico Brasileiro ainda não decidiu qual será o mês que vai sugerir para a realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Segundo o presidente Carlos Arthur Nuzman será entre julho e outubro. O provável é que o mês escolhido seja setembro, que se adapta também ao atual calendário de férias europeu.
— Ainda não há nada certo. Vamos fazer um estudo para decidir qual é o mês ideal. A única coisa certa é que não será no verão carioca. Será entre julho e outubro —, afirmou.
O COB pretende evitar riscos maiores de chuvas e ressacas, que prejudicaram o andamento do Pan em julho.
Com relação aos problemas apresentados durante o Pan, principalmente em algumas instalações como o beisebol e o softball, Nuzman disse que vai analisar o que deu de errado para apresentar um novo projeto ao COI.
— Temos que rever como funcionaram as instalações durante os jogos pan-americanos e ver os problemas para solucionar e qualidades para destacar e apresentar ao COI. Vamos ter que ajustar algumas instalações por causa de necessidades que as Olimpíadas exigem e o Pan, não —, disse Nuzman.
Nuzman mininizou os problemas com os ingressos ocorridos durante o Pan. Muitas pessoas encontraram dificuldades de trocar os vouches das compras pela Internet pelos tickets para entrar nos locais de competição. Houve também casos de dois ingressos com o mesmo número de lugar nos ginásios.
— Foram vendidos mais de 1 milhão de ingressos (1.024.741 segundo o COB) e tivemos apenas 0,3% de problemas (3.395 ingressos). O que é quase zero. Mas alguns problemas em uma ação deste tamanho vão acontecer. Isso nunca foi feito antes no Brasil —, disse.
Brasil lança este ano candidatura para Olimpíadas de 2016
A candidatura do Rio de Janeiro para sediar a Olimpíada de 2016 será apresentada no dia 13 de setembro. A informação foi dada, na segunda-feira, pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, durante entrevista coletiva. Esta é a data estipulada pelo Comitê Olímpico Internacional para receber todas as propostas. A cidade vencedora será anunciada no dia 2 de outubro de 2009 durante a realização da 121ª Sessão do Comitê Executivo do COI, que acontecerá em Copenhagen, na Dinamarca. (Leia Mais)
Segunda, 30 de Julho de 2007 às 12:06, por: CdB