Rio de Janeiro, 26 de Setembro de 2026

Brasil joga mal, mas vence Chile

A seleção brasileira jogou mal e conseguiu vencer em sua estréia no grupo C da Copa América com um gol de Luís Fabiano no último minuto de jogo. A equipe derrotou o Chile por 1 a 0, em Arequipa. (Leia Mais)

Quinta, 08 de Julho de 2004 às 21:31, por: CdB

A seleção brasileira jogou mal e conseguiu vencer em sua estréia no grupo C da Copa América. A equipe derrotou o Chile por 1 a 0, em Arequipa, com um gol de Luís Fabiano, de cabeça, aos 45 minutos do segundo tempo. O Brasil divide a liderança da chave com o Paraguai, que na preliminar superou a Costa Rica por 1 a 0. Os dois têm três pontos e os costarriquenhos e chilenos, nenhum.

A seleção joga de novo no próximo domingo, às 17h, contra a Costa Rica, antes de Paraguai e Chile se encontrarem no jogo de fundo, às 19h15m. Na quarta-feira da próxima semana, os brasileiros encontram os paraguaios, às 21h45m.

A seleção custou a entrar no ritmo do jogo e os chilenos dominaram até os 25 minutos. Neste período, tiveram duas ótimas chances para abrir o placar. Aos 16, Gonzalez recebeu nas costas de Juan e chutou para bela defesa de Júlio Cesar com o pé direito. Aos 23, Edu derrubou Valenzuela dentro da área.

O árbitro mexicano Marco Rodriguez assinalou corretamente. Gonzalez cobrou com categoria no ângulo direito de Júlio César e converteu, mas o juiz mandou voltar por causa de invasão da área pelos chilenos. Como castigo, Gonzalez chutou a segunda cobrança muito mal, por cima do travessão.

A partir daí, o Brasil equilibrou as ações e poderia também ter marcado, principalmente em jogadas de Adriano. Aos 30, o atacante do Inter de Milão arrancou pela esquerda e cruzou para a área, mas Luís Fabiano chegou atrasado. Adriano repetiu o lance aos 36 e cruzou desta vez para Alex dominar e concluir para defesa de Varas, em dois tempos.

Adriano daria ainda dois chutes perigosos. Aos 40, ele estava pela direita, cortou para o meio e chutou forte, à direita do gol, e aos 45, disparou um bomba de canhota, que saiu raspando o poste esquerdo de Varas.

A partida foi equilibrada na etapa final. A seleção pouco criava e só chegou aos 11 minutos, em nova jogada de Adriano, que, no entanto, chutou torto. Os chilenos tiveram boa chance aos 14, quando Mirosevic recebeu pela esquerda e completou para nova defesa de Júlio César com o pé direito. Aos 16, Alex bateu escanteio pela esquerda e Adriano cabeceou para defesa de Varas.

No minuto seguinte, Parreira resolveu tornar a equipe mais ofensiva e tirou Dudu Cearense e Adriano, o melhor do time até então, para pôr Diego e Ricardo Oliveira, respectivamente. Ricardo arriscou aos 29 de fora da área e o goleiro Varas espalmou com dificuldades. Na jogada seguinte o Chile por pouco não marcou em um contra-ataque. Perez chutou forte, Júlio César defendeu e no rebote Mirosevic concluiu, com Mancini salvando no caminho do gol.

Aos 35, Parreira mudou de novo e trocou seis por meia dúzia, Maicon no lugar de um decepcionante Mancini. Aos 38, o Brasil quase fez, em uma cobrança de falta: Alex bateu, mas Luís Fabiano não alcançou na cabeça. Aos 43, os brasileiros reclamaram de um pênalti, quando Gustavo Nery cruzou e a bola bateu na mão de Fuentes, mas o chileno não teve a intenção.

Na cobrança do córner, Alex bateu e Luís Fabiano fez de cabeça, com a marca do artilheiro.

Tags:
Edições digital e impressa